Quantas tomadas elétricas é preciso ter na cozinha?

Quantas tomadas elétricas são necessárias na cozinha de uma casa? Será que é necessário colocar uma quantidade muito grande de tomadas para atender a enorme demanda que há neste cômodo?

 

A quantidade de tomadas que você deve ter na cozinha, bem como em toda a casa dependerá muito do projeto e da necessidade que você tem em termos de uso de eletricidade. Uma coisa é certa: coloque muitas tomadas. Atualmente a nossa necessidade de energia elétrica é muito grande e em todos os cômodos da casa existe a necessidade de deixar várias tomadas disponíveis, sendo alguma delas para uso contínuo e outros para uso temporário. O mesmo se aplica a cozinha.

Quantidade de tomadas

Na minha casa eu deixei 11 pontos de tomadas na cozinha, embora nem todos estejam sendo usadas frequentemente, mas já foi feito pensando no seu uso futuro ou na possibilidade de ser usada posterior. Este é um ponto bastante importante, ou seja, você precisa fazer um planejamento imaginando numa possível necessidade futura e ainda assim é interessante deixar algumas tomadas de reserva pois você nunca consegue prever com exatidão todas as necessidades que irá ter.

Das 11 tomadas que deixei a cozinha da minha casa, 5 tem o uso fixo, sendo elas: uma para o fogão, uma para geladeira, uma para o micro-ondas, uma para o purificador de água e uma para o exaustor que por enquanto ainda não está sendo usada uma vez que ainda não comprei o equipamento. As demais tomada são de uso temporário para ligar liquidificador, sanduicheira, batedeira, entre outros equipamentos e eletrodomésticos que são mais usadas na cozinha.

Uma regra simples

Uma regra simples para você definir a quantidade de tomadas em um cômodo qualquer é colocar pelo menos uma delas em cada parede e assim você não corre o risco de ficar sem tomadas independentemente do local em que você esteja dentro do cômodo. Na cozinha isso precisa ser multiplicado por três, contudo é preciso analisar a posição da pia e outros objetos que ficam na cozinha para identificar o uso dos aparelhos e se você precisa colocar em uma parede um número maior de tomadas do que em outros.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos