Quantas telhas por metro quadrado para fazer uma cobertura?

Quantas telhas são necessárias por metro quadrado para fazer uma cobertura de uma casa? Como fazer o cálculo da quantidade de telhas que serão usadas?

 

Saber a quantidade de telhas que serão usadas na cobertura de uma casa é importante para que seja feito o correto planejamento de compra do material e também para evitar que a quantidade comprada seja insuficiente ou mesmo que exista muitas sobras de materiais. Então é necessário saber o desempenho de cada telha em termos de rendimento para que se possa fazer este planejamento correto.

Quantidade de telhas por metro quadrado

De acordo com as informações disponíveis no site da Brasil Telhas(www.brasiltelhas.com.br), a quantidade de telhas que se usa por metro quadrado varia do modelo de cada uma delas, sendo as principais telhas mostradas na tabela abaixo.

Caimento, desnível ou inclinação

Outro ponto importante que precisa ser levado em conta é o caimento ou o desnível que o telhado terá. Neste caso quanto maior for este desnível, maior será a quantidade de telhas necessárias para fazer a cobertura. Lembrando que as telhas de barro ou concreto não podem ter um desnível muito baixo, sob risco de haver respingos de água por falta de desnível necessário para a vazão.

A inclinação mínima recomendada é de 30% e caso o desnível ou a inclinação seja superior a 45% as telhas deverão ser amarradas.

Outros tipos de telhas

Existem outras alternativas de telhas como as de fibrocimento, galvanizadas, etc. Neste caso é necessário ter em mãos o tamanho de cada uma delas para realizar o cálculo, mas em linhas gerais você deve considerar o seguinte:

Área total do telhado / tamanho da telha = quantidade de telhas necessárias.

Na área total do telhado, considere já o caimento necessário para facilitar o cálculo. Considere o seguinte exemplo:

Observação: Note que no cálculo acima eu considerei apenas a largura de 1 metro e não 1,10, isto porque as telhas precisam ser encaixadas uma sobre as outras e com isso você não tem o aproveitamento total delas. Logo é possível que você use até mais de 80 telhas para o cenário acima.

Perdas

Outra consideração que precisa ser feita é no caso da possibilidade de perdas de telhas, especialmente nos modelos de barro onde é comum haver quebras de peças. Desta forma, o ideal é considerar um pouco a mais na hora de comprar pensando exatamente neste caso. As telhas de fibrocimento, sanduiche e outros modelos tende a não haver muitas perdas, exceto a de fibrocimento que pode sim quebrar, mas se houver cuidado na colocação isto não acontece.

Reposição

Outra razão de comprar um pouco a mais e deixar algumas peças de reposição, caso venha a quebrar alguma no futuro. Instaladores de tv, internet, ar condicionado e outros profissionais as vezes quebram telhas quando sobem no telhado para instalação e manutenção, por isso, deixar algumas peças de reserva é uma boa opção.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos