Qual o tipo de porta fica melhor na cozinha: de abrir ou correr?

Qual os tipos de portas são melhores para usar na cozinha de uma casa, será que são os modelos de abrir ou aqueles modelos de correr são mais adequado para usar na cozinha e ganhar algum espaço?

 

A cozinha é um cômodo de grande utilidade em uma casa e portanto pensar nas melhores formas de construção para esse espaço é de vital importância visando garantir a sua boa usabilidade neste ambiente e proporcionar conforto para quem usa. Normalmente na cozinha as preocupações recai sobre a pia, posição da janela, fogão, geladeira e também sobre a porta que dá acesso à área externa ou interna para outro ambiente da casa. Seria a porta de abrir e fechar mais indicada ou será que os modelos de correr são melhores para esses ambientes?

Porta de correr

Quando construir a minha casa a cozinha tinha que ficar na frente do terreno junto com a sala e isso trouxe alguns problemas de espaço, uma vez que não sobrou muito para que pudéssemos colocar portas de abrir. Normalmente essas portas tradicionais de abrir e fechar tem um problema pois é necessário deixar um espaço específico para ela e quando você tem uma limitação de espaço elas torna um problema. No meu caso a solução foi colocar uma porta de correr, uma vez que ela não usa nenhum espaço na cozinha ou da área externa e com isso ela resolveu meu problema de forma adequada.

Porta de abrir

É um modelo mais tradicional e também mais barato, portanto ele é obviamente a primeira alternativa de uma pessoa pensa por ser bastante prático e ter um custo acessível. Quando a sua cozinha tiver bastante espaço, creio que esse modelo resolva bem a situação é uma boa alternativa, mas quando a falta de espaço acredita-se que os modelos de correr são mais indicados exatamente por proporcionar esta economia.

Qual delas escolher

Acho que precisa ser levado em consideração a questão do espaço, o custo, do projeto como um todo e do estilo de portas que você está utilizando em outros ambientes, entre outros fatores. Na verdade a decisão por um modelo ou outro deve ser parte do projeto e não pode ser uma decisão desassociada de outras.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos