Qual o tamanho ideal para um banheiro social?

Qual seria o tamanho ideal para se fazer o banheiro social de uma casa? Existe algum critério na hora de definir a largura e o comprimento do banheiro, levando em consideração todos os objetos que são necessários nele?

 

O tamanho do banheiro, assim como o tamanho dos demais cômodos de uma casa depende de vários fatores que tem como premissa básica a necessidade das pessoas que irão morar ali. Todos esses itens como o tamanho, a largura e comprimento de cada cômodo devem constar no projeto e nas plantas construtivas na casa a fim de orientar os construtores sobre a exata medida de seus cômodos bem como ao mesmo tempo permitir que o proprietário possa validar como verdadeiras as medidas ali definidas.

Banheiro social

Não existe um tamanho padrão ou algum modelo que você deva seguir para especificar as dimensões de um banheiro social, tudo irá depender da necessidade que você tem, do espaço disponível e consequentemente do contexto de todo o projeto da sua casa. Naturalmente que é necessário encontrar um equilíbrio e evitar um banheiro muito pequeno que não atenda suas necessidades, bem como evitar a construção de um banheiro muito grande que acabará sendo desnecessário e de pouca usabilidade.

Algumas ideias

Quando eu fui construir a minha casa eu me baseei na experiência anterior que eu tinha de ter morado em diversos casas e o tamanho do banheiro certamente foi influenciado por algumas experiências boas e outras nem tanto que havia nessas casas por onde eu já havia passado. Na minha casa o banheiro social ficou com a medida de 3 metros de comprimento e 1 metro e meio de largura, totalizando 4 metros e meio quadrados. Não é um banheiro grande mas ele tem o essencial que você precisa, como o gabinete com a pia, vaso e o espaço do box para o banho. Se você pretende colocar mas alguma coisa no banheiro além disso, seria interessante pensar em medidas maiores.

Banheiro pequeno

É possível você fazer um banheiro menor do que esse e ainda assim abrigar todos os itens que você precisa, a diferença é que vai ficar um pouco mais apertado, mas ainda assim é possível você colocar. Como disse acima tudo vai depender do projeto, do espaço e naturalmente da necessidade que você tem.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos