Qual o tamanho ideal de um quarto de casal e de solteiro?

Existe algum padrão ou metragem recomendada para se fazer em quarto de casal eu também um de solteiro? Qual seria o tamanho mínimo para fazer esses quartos de termos de largura e comprimento?

» Página Inicial

O tamanho dos quartos ou dormitórios em um detalhe importante na elaboração do projeto da sua casa uma vez que é o ambiente onde você passará anoite e também onde ficará obrigado roupas e demais objetos mais íntimos. Quartos grandes podem ter problemas de excesso de espaço, dificuldade de limpeza e manutenção e às vezes pouca utilidade, por outro lado se eles forem muito pequenos pode ter problema de falta de espaço, acúmulo de coisas e naturalmente uma sensação de desconforto.

Quarto de casal

Quando construir a minha casa os quartos feitos em tamanhos sob medida, o meu quarto fico relativamente pequeno com uma medida de 3 por 3, ou seja, 9 metros quadrados. Essa medida foi feita pensando exatamente em criar um espaço compacto e que fosse o suficiente para colocar a cama e sobrar algum espaço livre nas laterais.

A razão para adotar um tamanho tão pequeno foi que nós construímos um closet e nesse caso não haveria necessidade de colocar guarda roupas, cômodas ou outros móveis no quarto. A TV ficou fixada na parede e portanto não ocupou espaço nenhum. Com isso a medida de 3 por 3 ou 9 metros quadrados foi mais que suficiente e atendeu muito bem as nossas necessidades já que é um quarto compacto e integrado a suíte que é o closet onde colocamos os objetos, roupas e demais coisas que precisam.

Mas para aqueles que vão usar guarda roupa, cômodas e outros móveis o ideal é pensar no tamanho um pouco maior para você ter mais espaço.

Outro exemplo

Tempos depois vendi a casa e contruí outra casa e ai o tamanho do quarto do casal foi bem maior. A medida dele foi de 5 metros por 4 metros. Contudo, não fiz closet e portanto o fato dele ser maior está relacionado com este fato.

Mesmo tendo que dividir o espaço com o guarda-roupas, ainda assim o espaço disponível é muito bom e um tamanho excelente.

O caso dos apartamentos

Tenho acompanhado a evolução das plantas de imóveis, em especial de apartamentos e nos últimos tempos tenho notado que uma característica muito marcante é a diminuição do tamanho dos cômodos, fato este que fica muito mais evidente no caso dos apartamentos novos.

Existe uma explicação para isso, afinal, quanto menor o tamanho do imóvel, mais barato ele tende a ser e esta é a estratégia que as construtoras tem adotado para tornar possível a compra de um imóvel pelo maior número de pessoas possíveis.

Alguns quartos de casais de apartamentos são realmente muito pequenos, sobrando pouco espaço entre a cama e a parede ou ao guarda-roupas.

Veja abaixo imagens de vários tipos de quartos de casal

Quarto de solteiro

Os quartos de solteiros nós fizemos um pouco maior, com metragem de 3 metros de largura e 3,5 de comprimento, aproximadamente. Nesse caso como não haveria closet, haveria a necessidade de usar guarda roupas e outros tipos de móveis e portanto pensamos no tamanho um pouco maior. Com esse tamanho é possível também você ter duas camas sem precisar usar beliche o que facilita bastante e embora seja um tamanho mais adequado para uma cama só é assim ter um pouco de espaço sobrando.

Veja aqui vários exemplos de quartos de solteiros

Observações gerais


Veja também: