Qual o tamanho ideal de pisos ou porcelanatos?

Existe um tamanho ideal de pisos ou porcelanatos para uma casa ou apartamento? O que é melhor: os tamanhos pequenos ou as peças maiores como encontramos atualmente?

 

Acredito que não exista um tamanho ideal para pisos ou revestimentos, mas existem tamanhos que vão ficar mais adequados ao seu projeto e isso precisa ser considerado neste momento. Um item bastante importante a ser levado em conta na hora de definir o tamanho do piso ou porcelanato que você irá colocar na sua casa é exatamente o tamanho da área que você tem. Se a área for muito grande o ideal é você optar também por peças maiores, pois assim você consegue ter menos divisões dentro do ambiente e isto fica melhor do ponto de vista estético.

Tamanhos mais usados

Dependendo da época parece que alguns tipos ou modelos de pisos e revestimentos entrar na moda ou saem da moda, isso pode ser observado pelo fato de que antigamente era muito comum utilizar aquelas peças bem pequenas e hoje na verdade elas cresceram bastante e você vai encontrar alguns porcelanatos com mais de um metro. Acredito que o tamanho mais usado para piso porcelanato fique em torno de 60 por 60 que é um tamanho intermediário e esteticamente ele fica bom em quase todos os tipos de ambiente. Normalmente um porcelanato tende a ser maior pois a colocação das peças tende a ser bem juntas e desta forma com peças grandes fica mais uniforme.

Tamanhos mais comuns

Tamanhos menos comuns

Tamanhos pouco comuns

Revestimentos

Já para os revestimentos parece que os modelos mais utilizados ou pelo menos aqueles que a gente encontra com mais facilidade nas lojas de pisos e revestimentos é o tamanho de 56 por 32 ou equivalente. Neste caso é importante considerar que o revestimento atualmente tem um tamanho diferente dos pisos e porcelanatos. Vale ainda ressaltar que por esta característica do revestimento é comum o pessoal fazer a colocação dele deitado e não em pé como era mais comum antigamente.

Como explicado acima não existe um tamanho certo, mas sim várias opções para que você possa definir de acordo com o projeto da sua casa levando em consideração o tamanho da área, o custo do piso ou revestimento, bem como outras características que podem ser usadas na hora de determinar o tamanho ideal para o projeto da sua casa.

Tamanhos mais comuns de revestimentos

Tamanhos menos comuns de revestimentos

Tamanhos pouco comuns

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos