Qual o recuo que você precisa deixar entre a casa e a calçada e muros?

Veja quais são os recuos que você precisa deixar na construção de uma casa entre a parede de um muro nas laterais, bem como na frente do imóvel em relação à parede de entrada ao muro ou a calçada.

 

Quando estava elaborando um projeto na minha casa fiquei em dúvida em relação aos recuos ou às margens que seriam necessárias respeitar em relação a parede ao muro do terreno. Inicialmente a informação que eu havia recebido era de que seria necessário deixar dois metros de corredores laterais uma vez que eu pretendia fazer a minha casa no meio do terreno e não necessariamente em cima da divisa. Como esta informação me pareceu um pouco estranha, resolvi entrar em contato com a prefeitura da minha cidade e eles informaram que seria necessário respeitar um mínimo de um metro e meio de corredores laterais entre a parede da minha casa de um muro da divisa do terreno.

Recuos laterais

Contudo importante considerar que esta é uma recomendação e uma orientação que vale para o meu município apenas, uma vez que cada cidade deve elaborar um plano diretor e nele são especificados diversos parâmetros para a cidade, inclusive no que diz respeito à construção civil. Embora eu acredito que esse valor seja mais ou menos padrão para todos os locais, não custa você verificar na sua cidade se a medida é exatamente a mesma.

Frente da casa

No que diz respeito à frente da casa eu precisei deixar 5 metros da parede da minha casa até a calçada, e este é um padrão também a minha cidade para novas construções, mas você também deve considerar que na sua cidade pode ser diferente e também vale a pena consultar a prefeitura para saber. No meu caso havia mais um detalhe a respeito do recuo, uma vez que a casa foi construída dentro de um condomínio e este não permite que seja feita a construção de muro na frente da casa e desta forma eu tive que deixar os 5 metros de recuo respeitando a regra da prefeitura e deixar a frente sem muro respeitando a regra do condomínio. Além disso, toda a frente precisou ser gramado para atender também a exigência de um percentual mínimo de área verde nas construções.

Cada cidade é um caso

Embora seja razoável as medidas mostradas acima e possivelmente seja quase um padrão, é possível afirmar que o correto é você verificar na prefeitura da sua cidade, pois pode ser que seja diferente as orientações adotadas no seu município.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos