Qual o recuo que você precisa deixar entre a casa e a calçada e muros?

Veja quais são os recuos que você precisa deixar na construção de uma casa entre a parede de um muro nas laterais, bem como na frente do imóvel em relação à parede de entrada ao muro ou a calçada.

» Página Inicial

Quando estava elaborando um projeto na minha casa fiquei em dúvida em relação aos recuos ou às margens que seriam necessárias respeitar em relação a parede ao muro do terreno. Inicialmente a informação que eu havia recebido era de que seria necessário deixar dois metros de corredores laterais uma vez que eu pretendia fazer a minha casa no meio do terreno e não necessariamente em cima da divisa. Como esta informação me pareceu um pouco estranha, resolvi entrar em contato com a prefeitura da minha cidade e eles informaram que seria necessário respeitar um mínimo de um metro e meio de corredores laterais entre a parede da minha casa de um muro da divisa do terreno.

Recuos laterais

Contudo importante considerar que esta é uma recomendação e uma orientação que vale para o meu município apenas, uma vez que cada cidade deve elaborar um plano diretor e nele são especificados diversos parâmetros para a cidade, inclusive no que diz respeito à construção civil. Embora eu acredito que esse valor seja mais ou menos padrão para todos os locais, não custa você verificar na sua cidade se a medida é exatamente a mesma.

Na minha cidade funciona basicamente assim: 1,5 metros de recuo em relação as divisas.

Mas, você pode fazer a construção na divisa de um lado do terreno, mas do outro lado é necessário respeitar 1,5 metros em relação a divisa. No fundo do terreno, pode ser encostado na divisa também.

Minha casa por exemplo, foi construída na divisa do terreno do lado direito e no fundo, mas do lado esquerdo é livre. Como meu terreno é bem grande eu tenho mais de 1,5 metros do lado esquerdo, mas se você pequeno, pelo menos 1,5 metros seria necessário respeitar.

Frente da casa

No que diz respeito à frente da casa eu precisei deixar 5 metros da parede da minha casa até a calçada, e este é um padrão também a minha cidade para novas construções, mas você também deve considerar que na sua cidade pode ser diferente e também vale a pena consultar a prefeitura para saber. No meu caso havia mais um detalhe a respeito do recuo, uma vez que a casa foi construída dentro de um condomínio e este não permite que seja feita a construção de muro na frente da casa e desta forma eu tive que deixar os 5 metros de recuo respeitando a regra da prefeitura e deixar a frente sem muro respeitando a regra do condomínio. Além disso, toda a frente precisou ser gramado para atender também a exigência de um percentual mínimo de área verde nas construções.

A frente da casa livre é uma coisa muito boa e é uma pena que nem todas as pessoas podem fazer isso, pois em muitos locais o muro é necessário.

Cada cidade é um caso

Embora seja razoável as medidas mostradas acima e possivelmente seja quase um padrão, é possível afirmar que o correto é você verificar na prefeitura da sua cidade, pois pode ser que seja diferente as orientações adotadas no seu município.

Normalmente isto é definido no chamado plano diretor que, salvo engano, é necessário para todas as cidades com população superior a 20 mil habitantes. Portanto se você mora em uma cidade dessas, consulte o plano diretor que certamente irá conter as regras quanto a construção civil.

Algumas perguntas e respostas

Qual a medida do recuo frontal de uma casa?

Na minha cidade algumas construções observavam 4 metros, mas recentemente parece que o valor passou para 5 metros, pelo menos essa é a informação que os arquitetos e engenheiros têm trabalhado. Este valor poderá ser o mesmo em sua cidade, mas dependerá do planejamento urbano que foi feito em seu município e como ele tratou esta questão. Então pode ser 3, 4 ou 5 metros. Consulte a prefeitura da sua cidade que terá a informação correta para lhe fornecer.

Deve-se levar em conta que o espaço da calçada é de três metros, assim, se você considerar desde a guia da calçada, então o espaço total livre terá de ser 8 metros, sendo 5 metros do recuo e mais 3 metros da calçada.

Sim, é bastante espaço, mas precisa ser respeitado.

O recuo frontal de uma casa pode ter cobertura?

Sim, não e talvez. De novo é preciso consultar a prefeitura da sua cidade para consultar esta informação, pois cada município pode tratar a questão de maneira diferente.

Na minha cidade, funciona basicamente assim: se você tem a frente do terreno de 10 m, por exemplo. neste caso o recuo frontal seria de 10 m de largura e cinco de profundidade. Desses 10 metros de largura uma parte dele poderá ser coberto, como por exemplo a entrada do carro que serviria como uma garagem estendida, mas do outro lado não poderia ser coberto. Então eu concluo que seria mais ou menos assim: 5x5 poderia ser coberto e a outra área cinco por 5x5 seria livre com área verde.

Qual deve ser a largura mínima de um corredor externo?

Então. Normalmente se trabalha com 1,5 metros, pois esta é uma largura razoável para você movimentar objetos e permitir a passagem das pessoas. Menos que isso pode comprometer a acessibilidade desses locais, maior que isso, não haveria nenhum problema.

É verdade que muitas pessoas, até por falta de espaço, acabam optando por corredores muitos estreitos, com isso, não só geram os problemas da acessibilidade, como também compromete, em alguns casos, a ventilação e talvez até a iluminação natural.


Veja também: