Qual material é mais indicado para fazer um muro: Lajota, bloco ou tijolinho?

Para fazer a construção do muro de uma casa qual o tipo de material é mais indicado em termos de custo e qualidade final do muro que está fazendo? Quais as vantagens de utilizar o bloco cerâmico, tijolinho ou bloco de concreto?

 

A construção do muro de uma etapa importante pois ela pode consumir bastante recurso dependendo do tamanho dele e das características que ele precisará ter. Na casa que eu construí eu precisei fazer 60 metros lineares de muro e inicialmente não me dei conta de que isto é bastante coisa em termos de construção. Depois de pronta minha casa, concluí que a quantidade de muro que eu fizer foi praticamente equivalente a quantidade de paredes de toda a casa e com isso dá para perceber que você pode gastar bastante para fazer um muro.

Custo

Mas a pergunta é qual tipo de material é mais indicado visando a economia e a qualidade final. Neste caso se você estiver paltando pelo custo acredito que o mais indicado seria você utilizar o bloco de concreto ou mesmo a lajota de 9 furos que é um pouco mais barato do que os outros modelos de blocos cerâmicos. Nesse caso o tijolinho não seria uma alternativa já que se gastaria muito tijolinho e provavelmente ficaria bem mais caro a mão de obra uma vez que o rendimento dele para sentar é muito inferior aos demais modelos de bloco.

Qualidade

Se for bem feito e bem utilizado todos os tipos de blocos podem oferecer uma qualidade boa e portanto nesse caso não há muito o que dizer em termos de preferência por um material ou outro. Naturalmente que um muro feito com tijolinho é muito mais resistente e forte, mas o custo de fabricação pode ser muito maior também é o tempo para a construção também é mais elevado.

O muro que fiz e que citei no início do texto foi feito com lajota de 9 furos e embora ele não esteja ainda terminado pois falta rebocar umas partes, eu gastei mais de R$ 8.000 para fazê-lo. Se fosse com tijolinho seria muito mais caro.

Qual é o melhor?

Tudo irá depender da necessidade que você tem. Se for um muro de arrimo, por exemplo é muito indicado o tijolinho ou o bloco de concreto, mas se for um muro comum, creio que a lajota ou o bloco cerâmico resolva bem a situação.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos