Qual material é melhor para parede ou muro: Lajota, bloco ou tijolinho?

Para fazer a construção do muro de uma casa qual o tipo de material é mais indicado em termos de custo e qualidade final do muro que está fazendo? Quais as vantagens de utilizar o bloco cerâmico, tijolinho ou bloco de concreto?

» Página Inicial

Uma parede ou muro feita de tijolo maciço é melhor do que uma feita de lajota ou bloco cerâmico comum é também conhecido? Quais as diferenças de uma parede ou muro feita com tijolos de uma feita com lajota?

Primeiro, o muro

A construção do muro de uma etapa importante pois ela pode consumir bastante recurso dependendo do tamanho dele e das características que ele precisará ter. Na casa que eu construí eu precisei fazer 60 metros lineares de muro e inicialmente não me dei conta de que isto é bastante coisa em termos de construção. Depois de pronta minha casa, concluí que a quantidade de muro que eu fizer foi praticamente equivalente a quantidade de paredes de toda a casa e com isso dá para perceber que você pode gastar bastante para fazer um muro.

Custo

Mas a pergunta é qual tipo de material é mais indicado visando a economia e a qualidade final. Neste caso se você estiver paltando pelo custo acredito que o mais indicado seria você utilizar o bloco de concreto ou mesmo a lajota de 9 furos que é um pouco mais barato do que os outros modelos de blocos cerâmicos. Nesse caso o tijolinho não seria uma alternativa já que se gastaria muito tijolinho e provavelmente ficaria bem mais caro a mão de obra uma vez que o rendimento dele para sentar é muito inferior aos demais modelos de bloco.

Qualidade

Se for bem feito e bem utilizado todos os tipos de blocos podem oferecer uma qualidade boa e portanto nesse caso não há muito o que dizer em termos de preferência por um material ou outro. Naturalmente que um muro feito com tijolinho é muito mais resistente e forte, mas o custo de fabricação pode ser muito maior também é o tempo para a construção também é mais elevado.

O muro que fiz e que citei no início do texto foi feito com lajota de 9 furos e embora ele não esteja ainda terminado pois falta rebocar umas partes, eu gastei mais de R$ 8.000 para fazê-lo. Se fosse com tijolinho seria muito mais caro.

Qual é o melhor para o muro?

Tudo irá depender da necessidade que você tem. Se for um muro de arrimo, por exemplo é muito indicado o tijolinho ou o bloco de concreto, mas se for um muro comum, creio que a lajota ou o bloco cerâmico resolva bem a situação.

Agora, a parede

Basicamente não há como definir se uma parede feita com tijolos é melhor do que uma feita com lajota pois é preciso levar em consideração qual o critério você está considerando para dizer se é melhor ou não. Sempre que comparamos alguma coisa tomamos um determinado critério para servir de comparação e baseado naquele critério determinamos se algo é melhor do que o outro. No caso de uma parede é preciso pensar em vários aspectos como a resistência, isolamento acústico, isolamento térmico, custo, tempo para construção, entre outros.

Resistência

No aspecto resistência é bem provável que uma parede feita com tijolos maciços tenha mais resistência do que uma feita com lajota, afinal o tijolo é maciço e dá mais estabilidade a parede e portanto sobre esse ponto de vista acredito que ela seja um pouco melhor.

Mas é preciso levar em conta que a resistência estrutural de uma parede está nas colunas e não no fechamento da parede em si. Logo, é o concreto e o aço usado na construção das colunas que darão sustentação e se você fechou a parede com tijolo ou bloco cerâmico não fará muita diferença sob esse ponto de vista.

Produtividade

Se a produtividade ou o tempo para a construção for um fator importante para você, creio que o tijolinho não seja a melhor opção, pois é notório que o tempo para levantar uma parede com tijolinho seja maior do que o bloco cerâmico e principalmente o bloco de concreto já que este é bem maior.

Conforto térmico e acústico

Neste aspecto normalmente a lajota é mais vantajosa pois ela é furada e isto tem vantagens em termos de isolamento térmico ou acústico, já que ela cria uma chamada a câmara de ar interna é muito bom no aspecto de bloquear o som e também os efeitos do calor.

O que os arquitetos dizem é que o fato do bloco cerâmico ser oco gera câmaras de ar dentro da parede que ajuda a contem calor, bem como a passagem do som. Já com o tijolinho isso não acontece pois ele é maciço.

Eu não sei atestar se há uma diferença muito significativa neste caso, mas se houver, não creio que a diferença seja tão grande a ponto de ser amplamente percebida. Há uma diferença enorme entre aquilo que é testado no laboratório e aquilo que se percebe na realidade.

Custo

O custo para erguer uma parede com tijolos maciços é bem mais caro do que uma com lajota uma vez que o seu rendimento é menor portanto você gasta mais unidades de tijolos do que o bloco cerâmico. Também nesse caso você levará mais tempo para erguer a parede e demandará mais mão de obra o que de certa forma torna mais elevado o custo para a construção dela.

Contudo, a diferença de preço não chega a ser absurdo, mas o fato é que o rendimento do tijolinho é menor e por isso você gasta mais, sem contar que provavelmente a mão de obra será mais cara para este caso.

Qual é o melhor para a parede?

Normalmente as pessoas optam pelo bloco cerâmico ou lajota ao invés de usar o tijolo maciço para parede toda. Geralmente nas construções de alto padrão às vezes é comum pessoal fazer de tijolos. O melhor é aquele que vai atender de maneira mais adequada ao projeto da sua casa visando o aspecto custo, tempo de construção, o conforto térmico e acústico, a resistência, entre outros.

Quase sempre a opção é econômica, ou seja, as pessoas geralmente optam pelo bloco cerâmico por conta do custo.


Veja também: