Qual é a renda para o programa Minha Casa Minha Vida?

Qual é a renda que uma pessoa precisa comprovar para poder participar do programa Minha Casa Minha Vida e obter o financiamento do governo, bem como o subsídio para compra de uma casa?

 

De acordo com as regras do programa Minha Casa Minha Vida é necessário que haja uma comprovação de renda familiar de até 5 mil reais por mês, esta renda familiar pode ser composta por até três pessoas da mesma família. Contudo é preciso entender que há uma classificação diferenciada para pessoas com renda familiar de até 1.600 reais, pois nesse caso em função da baixa renda é necessário ter imóveis específicos que atenda esta condição e portanto a maneira de você integrar o programa é um pouquinho diferente dos demais casos que comprovam renda de 1600 até 5 mil reais

Basicamente a única diferença é que aquelas famílias de baixa renda de até 1.600 reais por mês deve procurar a prefeitura ou os programas habitacionais específicos para essa situação, realizar cadastro e aguardar o sorteio ou a contemplação do imóvel para que possa então fazer um financiamento na Caixa. Para aqueles que têm renda familiar de 1.600 até 5 mil reais podem fazer financiamento direto na caixa.

Subsídio

Outra diferença se nota também é que quanto menor for a renda maior a possibilidade de você receber subsídio do governo que serve para amortizar parte do valor do imóvel será financiado. Valor do subsídio está diretamente ligado a renda familiar que for comprovada na Caixa ou Banco do Brasil, quanto menor a renda maior será o valor do subsídio que poderia chegar até 25 mil reais.

Para aqueles que ganham mais de 5 mil reais por mês não é possível participar do programa Minha Casa Minha Vida, mas poderá fazer o financiamento do imóvel pelas linhas tradicionais de financiamento habitacional da Caixa.

Habitação Urbana

A regra acima explicada é aplicada à habitação urbana e portanto para este caso a renda é a seguinte:

Observação: Quando mais alto a renda, menor o valor do subsídio. Mesmo send possível financiar pelo Minha Casa Minha Vida, as famílias com renda mais alta não tem direito ao benefício do subsídio.

Habitação Rural

Existe contudo algumas regras diferenciadas para a chamada habitação rural e neste caso a renda também é diferente. Veja os critérios a seguir:

É importante lembrar que a renda determina várias coisas, entre elas o valor máximo do financiamento, o valor do subsídio (quando aplicável), a taxa de juros, entre outros itens. A composição da renda para efeito de financiamento habitacional, seja ele urbano ou rural, é familiar e portanto podem ser agrupados a rendas das pessoas da mesma casa.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos