Qual a quantidade de concreto usinado para fundir uma laje?

Você sabe calcular a quantidade de concreto usinado necessário para fundir uma laje? Veja a fórmula para fazer este cálculo e um exemplo prático onde mostro a quantidade.

 

Diversos cuidados precisam ser tomados na construção da laje de uma casa, afinal a laje faz parte do processo de cobertura e se for mal feita ou houver problemas na execução, certamente os custos para o reparo serão muito altos.

Tradicionalmente a laje é feita com vigas de concreto e aço e complementadas com lajes de cerâmica ou isopor. Depois de feito esta camada existe a segunda camada que é conhecida como a fundição da laje ou a sua completa cobertura com uma camada de concreto para fechar todo o espaço e fundir as partes da laje tornando uma peça única.

Concreto usinado

Para fundir a laje pode se usar o concreto comum feito na obra mesmo ou pode-se usar o concreto usinado que você precisará comprar de alguma empresa especializada neste tipo de produto em sua cidade.

As vantagens de usar o concreto usinado são muitas, entre elas é possível destacar as seguintes:

Laje concretada com concreto usinado

Quantidade de concreto usinado

Uma questão importante é saber o custo final do concreto e para isto é necessário saber a quantidade que se gasta para fazer todo o trabalho.

Normalmente as empresas que vendem já sabem a quantidade que você irá usar, bastando informar a metragem quadrada da laje, mas se você quiser ter uma ideia de como é feito este cálculo, vamos ver um exemplo.

Na minha casa foram usados 13 metros cúbicos de concreto usinado para fundir o equivalente a 200 metros quadrados de laje. Desta forma se você quiser saber o rendimento de um m/3, basta dividir a metragem pela quantidade usada. Neste caso teremos a seguinte fórmula.

No meu caso o rendimento foi de aproximadamente 15 m/2 para cada metro cúbico de concreto.

Fórmula do metro cúbico

Você poderá também calcular de forma mais precisa, entendo não só a metragem quadrada da sua laje, mas a metragem cúbica. Neste caso teríamos a seguinte fórmula:

Neste caso a altura será a espessura da camada de concreto que você pretende usar. A largura e comprimento são as dimensões da sua laje.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos