Qual a largura de portas de banheiro e quartos?

Qual é a largura padrão utilizada para portas de dormitórios ou quartos e também para as portas de banheiro de uma casa? Existe tamanho padrão ou cada um pode usar o tamanho que quiser?

 

Na verdade cada pessoa pode usar o tamanho que quiser para as portas de quarto, no banheiro, sala e outros ambientes da sua casa, pois na prática a largura e as demais características dessas portas dependerá muito da proposta de projeto que você tem, do espaço e da necessidade que você terá. Imagine uma residência onde você tenha uma pessoa que usa cadeira de rodas, certamente as necessidades serão diferentes de uma casa onde as pessoas não utilizam.

Qual a largura padrão

Como explicado acima, exceto pelo fato de você ter necessidades especiais ou querer larguras diferenciadas, na maioria dos casos existem alguns padrões que são seguidos por boa parte das pessoas quando o assunto é largura de portas. Normalmente as portas de banheiros são mais estreitas do que as de dormitórios, e as medidas mais comuns são de 70 centímetros para banheiro de 80 centímetros para dormitórios. Neste caso esta medida é referente a folha da porta e não a porta inteira, pois nesse caso se considerarmos também os batentes e as guarnições é possível que elas atingiam uma medida maior.

Modelos de portas

Veja aqui algumas imagens com modelos de portas de madeira.

Aqui modelos de portas de alumínio

Aqui modelos de porta balcão (alumínio, madeira e ferro)

Banheiro

Especialmente no banheiro é importante considerar a medida da porta levando em conta que quanto mais larga ela for, mais espaço ela usará na abertura e como os banheiros tem a ser espaços menores, qualquer diferença no tamanho pode ser significativo em termos de uso do espaço interno.

Tamanhos padrão:

Portas de correr

Uma alternativa que muitas pessoas usam é a colocar portas de correr, pois neste caso você não ocupa espaço para abertura da porta. Geralmente elas são mais caras e precisam de um espaço maior de parede para a sua colocação, mas são alternativas bastante recomendadas em muitos casos.

 

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos