Qual a importância de um arquiteto para o projeto de uma casa?

O arquiteto é um profissional necessário para a elaboração de um projeto de construção de uma casa? Qual a importância dele e de que forma ele contribui para que o resultado do projeto seja o melhor possível?

 

Muitas pessoas podem acreditar para construir uma casa basta ter um bom pedreiro com uma boa experiência de trabalho e isto já garante o resultado final a casa. É verdade que existem bons pedreiros que dada a sua experiência conseguem de fato construir uma casa mesmo sem a existência de um projeto elaborado por um engenheiro ou um arquiteto, mas isto não é o ideal e neste artigo mostraremos algumas vantagens de você contratar um arquiteto para fazer o projeto da sua casa.

O que é um projeto?

Primeiro eu preciso pensar o que é um projeto de uma casa e ao buscar algumas respostas a esta pergunta veremos que é algo que envolve desde a concepção da ideia até a chave na porta da casa e nesse meio tempo existem variáveis demais para serem pensadas, boas práticas de construção a serem adotadas, melhor aproveitamento do espaço, entre outras coisas.

Como arquiteto pode contribuir?

A visão do arquiteto é bem diferente da visão de uma pessoa comum em termos de construção de uma casa, ele tem competência para antecipar a possíveis problemas e propor soluções econômicas e harmonicamente viáveis para a sua casa obter o melhor resultado possível. Ele atua na definição e uso do espaço que você tem para construção, melhores práticas de construção, uso racional do material de construção gerando inclusive economia, aplicando bom gosto e harmonia do ambiente no que se refere a escolha de materiais, cores, fachada do imóvel, entre outros.

Desta forma o arquiteto contribui para que você faça uma casa funcional acessível, bonita utilizando as melhores práticas de construção.

Quais os ganhos?

Todos esses aspectos tem um impacto final muito grande e no final de contas uma casa nesses moldes é mais valorizada comercialmente se você tem uma casa mais gostosa e com uma sensação que foi feito da forma correta. Vá a uma imobiliária e pegue a chave de vários imóveis para alugar, visite esses imóveis e comece a analisar os enormes erros de construção que você encontra em termos de distribuição do espaço, acessibilidade, entre outros.

No projeto elaborado por um arquiteto ele também leva em consideração a iluminação, conforto térmico e acústico, projeto elétrico, jardinagem, entre outros. Acho que com todos esses aspectos fica mais do que evidente de que o profissional de arquitetura é extremamente recomendável para fazer o projeto da sua casa e os ganhos poderão ser sentidos tranquilamente quando você tiver a sua casa pronta.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos