Qual a diferença entre terreno popular e terreno de alto padrão?

Como diferenciar um terreno popular de um terreno considerado de alto padrão? Quais as características que podem ser observadas para categorizar um terreno como popular e outro como alto padrão?

 

Inicialmente todos os terrenos são iguais, ou seja, são apenas terrenos que podem ser usados para a construção de casas e portanto o terreno é praticamente o mesmo em qualquer lugar. Contudo algumas características do terreno fazem com que ele seja mais procurado e tenha mais valor do que outros e a partir dessas características é que cria se o conceito de terreno popular ou de um padrão mais elevado. Acredito que os fatores ou características que podemos considerar para fazer esta diferenciação são as seguintes:

Localização

A primeira delas é a localização e isto impacta muito no valor do terreno e na percepção de padrão que temos dele. Um terreno em um bairro da periferia dificilmente seria entendido como alto padrão, mas se esse terreno estiver localizado dentro de um condomínio fechado, por exemplo, normalmente o conceito de padrão muda neste caso.

Tamanho

Outra característica que geralmente é usada para definir padrão de terreno é o seu tamanho, mas ele precisa ser usado em conjunto com a característica anterior, por exemplo: Um terreno em um condomínio fechado e com tamanho grande tem a percepção de padrão bem mais elevado do que acontece no pequeno lote em um bairro na periferia que é visto mais como popular.

Vizinhança

Outro item que podemos usar e que tem um impacto também muito grande é a sua vizinhança, quando um terreno está localizado em um bairro cujas construções são de alto padrão, este terreno também passa a ser visto como um possível terreno de alto padrão.

Existem outros fatores que poderiam ser considerados, mas eu creio que a combinação de várias características é que vai determinar se um terreno é bem procurado e tem valorização ou não. Eu acredito então que um terreno de alto padrão como sendo aquele que está muito bem localizado, que tem um tamanho grande e o bairro ou condomínio onde ele está localizado é formado já de construções de alto padrão ou que tem a proposta de ser feito em alto padrão.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos