Qual a diferença entre sala de estar e sala de jantar?

Existem vários nomes atribuídos a sala de uma casa e sala de estar e jantar são dois nomes muito usados. Mas qual a diferença entre sala de estar e sala de jantar?

 

Antigamente em uma casa tinha uma sala e ponto, mas hoje existem vários termos que são usados para fazer referência a sala de uma casa, isto porque a vida contemporânea ou moderna trouxe conceitos diferentes do uso deste ambiente e, bem como a separação de certos usos que se faz em uma casa. Daí surgiram termos diferentes para fazer referência a essas divisões.

Sala de estar

A sala de estar é a antiga sala que conhecíamos que é basicamente o local onde costumeiramente tem um sofá, uma TV, entre outros objetos. Esta sala também pode ser entendida como uma sala de visitas o local onde você recebe as visitas que vem a sua casa. Pode ser usada também como sala de TV, ou simplesmente um local para a leitura ou descansar no final do dia por exemplo. Não tenho muita certeza, mas parece que seu uso tem sido cada vez menor em função do estilo de vida extremamente corrido das pessoas e do hábito de receber visitas que parece que é cada vez menor em inúmeras situações

Sala de jantar

A sala de jantar geralmente é uma divisão da sala de estar, em alguns casos ela pode ter uma divisão mais forte tendo um balcão ou uma parede dentre elas, mas a maioria dos casos é apenas uma separação teórica. Na sala de jantar normalmente fica a mesa de jantar da família contemporânea. O jantar antigamente era servido na cozinha e daí o conceito da mesa da cozinha que foi muito usado no passado, mas hoje normalmente constroem se cozinhas pequenas apenas para preparar os alimentos e os mesmos são servidos na sala de jantar idealmente precisa ficar próximo a cozinha.

Mesmo cômodo

Como explicado acima, na construção a sala de estar sala de jantar geralmente ocupa o mesmo cômodo, mas o seu formato geralmente é retangular permitindo o que é uma parte se que para sala de estar e a outra parte para a sala de jantar. Geralmente as plantas mais atuais consideram este espaço desta forma.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos