Qual a altura ideal para construir uma casa?

Será que existe algum parâmetro aceitável para definir altura da construção de uma casa? Quais os problemas que uma casa muito baixa poderia trazer em termos de moradia? Veja algumas ideias sobre o assunto.

 

A altura de uma casa é um parâmetro importante para muitas pessoas no que diz respeito à aparência, parece que muitos optam por fazer uma casa muito alta para dar uma ideia de imponência, algo grande e portanto mais valioso. Mas a estratégia da altura da casa precisa ser muito bem pensado pois nem sempre o resultado será lido desta forma e antes de definir uma casa alta e majestosa é preciso pensar em outros aspectos também, como custo, usabilidade aplicabilidade do projeto.

Pé direito

Quando falamos em altura da casa é preciso pensar em duas coisas, primeiro é a parte interna ou o pé direito que representa distância entre o piso e o término da laje da casa, neste caso o mais comum é que as pessoas usam três metros de altura para casas térreas e em alguns casos como na sala às vezes pessoal faz um pouco mais alto para diferenciar os demais cômodos. O segundo item que deve ser avaliado á a altura externa que ela terá, já que muita gente faz um telhado alto ou algum detalhe sobre telhado para aumentar ainda mais a altura da casa.

Recomenda-se que o pé direito tenha em média 3 metros de altura. Menos que isso não é muito aconselhável.

Casa baixa

Uma casa muito baixa pode ser problema no que diz respeito a temperatura interna, já que existe um conceito que diz que casa mais alto é melhor para evitar calor portanto uma casa muito baixa deixa o telhado muito próximo das pessoas e à uma transferência maior de calor.

Casa alta

Uma casa alta é sempre uma boa ideia, principalmente no que diz respeito ao pé direito que quanto mais alto o que for melhor, contudo o custo de construção também é mais alto e o custo de manutenção também acaba sendo mais elevado.

A altura ideal de uma casa deve ser definido de acordo com projeto levando em consideração as necessidades e os propósitos da casa, não pode ser definido aleatoriamente ou sem considerar esses detalhes dentro de um projeto.

Sala com pé direito duplo

Esta na moda a construção de casas onde a sala tem pé direito duplo ou pelo menos mais alto que o normal. Este tipo de construção ganhou muita força e é possível percebê-lo por exemplo nas construções em condomínios fechados de casas onde normalmente as obras são um pouco mais diferenciadas.

A vantagem de se fazer isto na sala é que torna o ambiente mais fresco, uma vez que quanto mais alto for o teto menor abafado e quente será. Devemos lembrar que o ar quente sobe e o ar mais frio desce. Outra característica importante desta abordagem é o fato de que a casa fica com um diferencial arquitetônico interessante e um bom arquiteto saberá bem explorar isso para tornar a casa mais agradável no sentido estético.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos