Qual a altura ideal de um muro de uma casa?

Qual é a altura ideal para a construção de um muro em uma casa? Existe algum padrão quanto à altura do muro dizendo qual é o limite ou qual a altura que se fica mais adequado para a construção do muro de divisa com vizinho?

 

Na verdade não existe um padrão definindo a altura ideal para um muro de uma casa, na verdade cada caso é um caso e é necessário levar em consideração a topografia do terreno, a necessidade de separação que você tem, entre outros aspectos. Na verdade encontramos muro de todas as alturas e por isso é difícil falar também em consenso quanto a altura ideal.

Alguns modelos

Contudo é possível observar que em muitos casos os muros ficam entre 2 mts e 2,5 mts, isto pode ser constatado levando em consideração que a maioria das pessoas tem uma estatura máxima de 2 metros e um muro com essa altura criaria uma divisão suficiente para evitar que uma pessoa possa enxergar a outra na casa do vizinho. Mas isso não tem a ver com regulamentação de altura e sim uma espécie de consenso que existe na construção de muitos muros que encontramos por aí.

Casos especiais

Existem alguns casos em que é possível encontrarmos algumas instruções quanto à altura do muro. No condomínio onde moro por exemplo, existe um regulamento interno que cria uma série de diretrizes para orientar as pessoas na construção de sua casa. Essas diretrizes dizem por exemplo que à frente da casa não pode ser murada, que é necessário fazer a calçada com parte dela em grama é que um muro não pode exceder 2, 40 metros. Mas veja que este é um caso especial e tem incidência apenas dentro deste condomínio, podendo em outros condomínios as diretrizes serem diferentes ou mesmo a inexistência delas.

Muro baixo e alto

Qual a vantagem de você ter um muro muito alto ou muito baixo? Como disse no início do artigo tudo dependerá do propósito e da necessidade que cada um tem, um muro muito baixo pode trazer problemas de privacidade e uma pessoa poderá ter acesso visual ao terreno do vizinho no quintal dele tirando assim a privacidade das pessoas que moram ali.

Já um muro muito alto pode ter problemas de ventilação e iluminação e talvez gerar um ambiente um pouco fechado. Naturalmente que essas características podem ter resultados diferentes dependendo do projeto e da localização da sua casa.

Proteção sonora

Uma característica muito importante da altura de um muro é a possibilidade de ele servir como protetor sonoro, isto no caso de muros altos. Evidentemente que o som é um fator bastante complicado de se proteger contra ele, mas um muro alto é um dos elementos arquitetônicos que podem ser usados no conforto acústico.

Eu já tinha lido sobre isso, inclusive esta estratégia, segundo alguns sites, é usada em condomínios próximos à rodovias para atenuar o barulho dos carros. Na minha casa tem uma parede muro bem alta na frente e tenho um vizinho, que não fica tão perto, mas ele tem um cachorro que deve ser enorme e late muito alto. Quando estou na frente da minha casa ouço o latido muito forte dele, mas basta eu entrar em casa que a coisa muda. Eu continuo ouvindo, mas é um som abafado, longe e que não incomoda.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos