Qual a altura ideal das tomadas na parede?

Quanto ao planejamento de tomadas elétricas em uma casa, qual seria a altura ideal para se colocar uma tomada na parede? Que importância tem em fazer esta definição de quais os erros que podem ser cometidos nesse aspecto?

 

Pode parecer uma coisa simples mas na verdade a definição da quantidade de tomadas e principalmente a posição que elas terão na parede é de vital importância para permitir boa usabilidade delas. Esta forma é importante fazer um planejamento e o que você pretende usar em casa em termos de aparelhos eletro eletrônicos para compreender onde será mais importante colocar uma tomada, mas normalmente existem três tipos de abordagem quanto à localização delas em relação à parede.

Rodapé

Colocar tomadas próximo ao rodapé é uma estratégia bastante usual e talvez seja a mais usada hoje nas novas construções. Isso se aplica especialmente em dormitórios onde o uso de tomadas será um por pessoas que estarão na cama e com isso faz sentido você ter uma tomada mais baixa para o uso de carregador de celular, notebook, computador, entre outras aplicações. Na sala também é bastante habitual o uso de tomadas próximo rodapé para atender às necessidades de TV, DVD, decodificador de TV a cabo, entre outros.

Meio da parede

Em alguns cômodos coma a cozinha e os banheiros já é mais habitual você ter tomadas no meio da parede, pois no caso da cozinha que é muito comum você utilizar eletrodomésticos em cima da pia ou em cima da mesa. Dessa forma ter tomadas mais ao meio da parede pode beneficiar e tornar mais fácil acesso para ligar liquidificador, batedeira, micro-ondas, purificador de água, entre outros. No banheiro também é comum você usar aparelhos em cima da pia do banheiro como secador de cabelo, barbeador, entre outros e dessa forma uma tomada no meio da parede pode ser mais usável.

Próximo ao teto

Mas em casos como os aparelhos de ar condicionado, exaustores de cozinha, entre outros tipos de aparelhos precisarão de uma tomada lá em cima próximo ao teto para atender às exigências de distância desses aparelhos. Dessa forma é muito importante você planejar bem e saber o tipo de aparelho que irá usar para saber onde colocar as tomadas.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos