Qual a altura e largura da parede de uma casa?

Qual é a altura e largura padrão para a parede de uma casa? Existe alguma regra que estabelece esses padrões de construção ou não?

 

Muitas pessoas que estão construindo pela primeira vez podem não dar tanta atenção ou importância a essa questão, mas deveria, pois são fatores que de alguma forma impactará no resultado final da construção.

Altura de uma parede

A altura de uma parede de cada residencial geralmente é de 3 metros, salvo nas construções mais antigas onde este valor era mais baixo. Em alguns casos já é comum as pessoas construírem casas com paredes de até 5 metros de altura na sala, criando assim uma desproporção intencional com os demais cômodos. Isto é um recurso arquitetônico bastante explorado em construções de padrões médio e alto.

A importância da altura de uma parede é que ela pode trazer impacto na temperatura do ambiente. Como sabemos o ar quente tende a subir e o frio a descer, neste caso uma construção mais alta tente a apresentar um conforto térmico melhor. Além disso há questões quanto à estética do ambiente e o próprio bem estar. Tente entrar em uma casa com as paredes muito baixas e você sentira uma certa fadiga.

Largura da parede

Aqui temos um detalhe mais técnico, mas não menos importante, afinal a largura de uma parede pode ter impacto no consumo de espaço do terreno e embora possa parecer irrisório, na prática não é. Uma parede pode ter 15 centímetros, 20 ou até mais, dependendo de como ela for feita e de qual tijolo ou bloco você usar.

A largura da parede também pode ser importante no conforto térmico e acústico de uma casa, já que em ambos os casos a largura, o tipo de material usado e a maneira como ela foi feita poderá significar um bloqueio térmico e acústico mais ou menos eficiente.

A largura ainda é importante para o uso de portas e janelas, já quem em alguns casos é necessário colocar enxerto nos batentes para que eles possam se adequar a largura da parede que neste caso é mais larga do que eles.

Esses fatores precisam ser discutidos com seu arquiteto visando entender a melhor estratégia para a sua casa e também em termos de economia de material e dinheiro mesmo.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos