Quais os cuidados no planejamento de um escritório em casa?

Quais são os planejamentos necessários e os cuidados que uma pessoa precisa ter na hora de planejar a construção de um escritório em casa? Tanto no sentido da construção como no sentido do seu uso.

 

Ter um escritório em casa é um recurso que muitas pessoas têm adotado, especialmente alguns tipos de profissionais que atual de forma mais autônoma e o contato com clientes é mais informal. Mas ter um home office depende de um bom planejamento para alcançar resultados mais adequados. Aqui vão algumas dicas e alguns cuidados no planejamento e idealização dele.

Separação da casa

Embora o escritório seja em casa é importante considerar que ele precisa ser separado da casa de alguma forma. Aquele escritório muito integrado a casa pode não ser a melhor alternativa, especialmente se você tiver filhos pequenos, pois eles não entenderão que você está ali trabalhando.

Recursos

Ao construir o home office pense em uma boa iluminação, ventilação, vários pontos de tomadas elétricas, entrada para cabo de internet, entre outros recursos. Este ambiente precisa ser também o mais agradável possível para não atrapalhar na produtividade.

O dia a dia no home office

Pessoas que trabalham no modelo home office sabem muito bem que o dia a dia pode ser muito bom e melhora muito a qualidade de vida, pois você consegue mais tempo para outras atividades e não fica exposto a inúmeras situações desnecessárias e improdutivas como acontece nas empresas.

Mas trabalhar em casa requer muita disciplina também, afinal há uma concorrência de outros fatores em casa, como filhos, esposa(o), TV, uma relaxadinha a mais e sobretudo a implacável geladeira. Manter o equilíbrio entre a produtividade e o bem estar é um desafio enorme e as vezes demanda um certo tempo para se adequar.

Com todos esses cuidados na mente é possível sim criar um ambiente produtivo e ao mesmo tempo com boa qualidade de vida. Mas é importante considerar que a lista de cuidados não se limita a esses itens, mas creio que seja esses o fundamental.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos