Quais os cuidados na hora de projetar um banheiro?

Veja nesse artigo alguns cuidados que você precisa ter na hora de fazer o planejamento ou elaborar o projeto de construção de um banheiro? Veja alguns possíveis problemas que você pode ter o que você precisa evitar no seu projeto.

 

A construção de um banheiro, assim como a construção de uma casa deve ser parte do projeto da casa como um todo e quando falamos em projeto, evidentemente estamos falando de planejamento e com isso pensar em todos os detalhes visando dar acabamento adequado no ambiente em que está projetando. O banheiro é um cômodo muito estratégico de uma casa e portanto é necessário ter alguns cuidados quanto ao seu planejamento e execução. Veja abaixo algumas dicas.

Posição do banheiro na casa

Por ser um cômodo bastante usado e às vezes em horários diversos é preciso pensar na sua posição dentro da planta da casa. Os projetos mais atuais levam em consideração que o banheiro deva ficar próximos aos quartos e assim permitir que eles sejam acessíveis durante o dia e principalmente à noite onde é comum as pessoas utilizarem também. Quando houver mais de um banheiro, pode ser que alguns desses possam ficar em áreas mais distantes, mas pelo menos um deles precisa ter fácil acessibilidade à noite, por exemplo.

Quantidade de banheiros

Se a posição deles é importante dentro da planta de uma casa, a quantidade deles não é menos importante. Considerando família maiores e ainda o estilo de vida que temos hoje onde tudo é feito com muita pressa, uma casa com um único banheiro pode trazer diversos problemas aos seus moradores e com isso tornar mais complicado a vida de quem mora ali. Ter pelo menos dois banheiros ajuda no sentido de escoamento de pessoas, atende às necessidades pontuais e portanto é um item que você realmente precisa pensar.

Usabilidade

Por ser de grande utilidade o banheiro também precisa ter boa usabilidade, isso tem a ver com o seu tamanho, a posição dos objetos dentro dele, a distância entre esses objetos, entre outros fatores. Banheiro pequeno que não tenha um box de separação pode ter sérios problemas de umidade em toda a extensão dele por conta da água do banho. Já vi casos em que o vaso sanitário ficava muito grudado em outras peças e isso dificulta de alguma forma o seu uso. Pensar em usabilidade e pensar em todos esses fatores de sobretudo nas características das pessoas que irão usar a casa. Tudo isso precisa ser pensado para que ao criar um banheiro ele não tenha só acessibilidade mas também que proporcione boa usabilidade aqueles que mora na casa.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos