Quais os cuidados na hora de desenhar a planta de uma casa?

Na hora de elaborar a planta de uma casa novo desenho de como você quer que seja feito a sua casa é necessário tomar alguns cuidados para evitar erros durante a elaboração da planta de uma casa veja aqui algumas dicas.

 

Quando foi construída a minha casa passamos um bom tempo fazendo aquilo que eu chamaria de um rascunho de plantas que deveríamos usar para a construção da nossa casa. Este trabalho foi feito por mim se minha esposa, na verdade mas por ela, e consumiu bastante tempo e diversos modelos tentando sintetizar aquilo que gostaríamos e esperávamos que fosse a nossa casa. Neste processo eu identifiquei algumas coisas em que você precisaria ter um pouco de cuidado. Veja abaixo:

Recuos

Para quem não está acostumado com construção civil é preciso ter em mente de que a construção de uma casa precisa obedecer alguns recuos ou a distância entre a parede e o muro da sua casa. Em cada cidade pode haver uma legislação específica e portanto você não pode ocupar todo o terreno ou trabalhar com distâncias diferente daquela que é legislação municipal estabelece. A minha cidade é necessário você ter pelo menos 1,5 metros de recuo lateral e 5 metros na frente da sua casa.

Paredes

Aqueles que são leigos no assunto também podem ignorar um fato de que a parede tem uma largura e na hora de fazer desenho da planta muitos acabam desenhando com a largura total do cômodo e esquece de descontar alguns centímetros relacionado a parede e portanto a planta não é fiel pois se você tentar executar desta forma verá que as medidas não irão bater na prática. Normalmente uma parede tem 15 centímetros, mas ela pode ser mais larga dependendo do tipo de material que você usar para a fabricação dela.

Corredores

Corredor é uma coisa que você precisa tentar evitar ao máximo dentro de uma casa. Perder algum tempo fazendo os modelos visando aproveitar o máximo espaço e evitando corredores é uma alternativa bastante interessante. O problema do corredor é que geralmente ele fica escuro, é o espaço praticamente perdido da casa e nem sempre se traduz em usabilidade.

Iluminação e ventilação

Ao fazer o desenho da planta da sua casa é preciso pensar inicialmente na ventilação e a melhor maneira de fazer isso é criando a chamada ventilação cruzada, isto é, é necessário abrir entradas de ar de um lado e do outro lado da casa permitindo assim que o ar possa circular. Um cuidado muito grande deve se ter com as chamadas casas em L onde geralmente não acontece esse tipo de coisa. Também é necessário pensar em iluminação e para isso é importante desenhar como serão feitas as janelas, portas e outros recursos que possam permitir a entrada de luz natural.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos