Quais os cuidados com as paredes de uma casa?

Quais os cuidados necessários com a construção de paredes de uma casa e quais os cuidados com a manutenção delas? O que é necessário fazer para obter um bom resultado?

 

Os cuidados com a parede de uma casa devem ser muitos e isto justifica-se pois ela é a base da casa e portanto é importante que tenhamos tais cuidados para garantir uma via útil mais promissora.

Cuidados na construção

Tudo deve começar na própria construção e nesta etapa é importante leva em conta uma boa planta para garantir que as paredes fiquem protegidas de locais propícios a infiltração e umidade. Neste sentido é importante observar locais úmidos como encostas de terra, muro do vizinho, entre outros. Quando há situações que podem gerar umidade o ideal é aplicar um impermeabilizante para impedir que tais infiltrações penetrem na parede.

Por falar em impermeabilizante, ele deve ser usado no alicerce da casa para impedir que a umidade da terra suba até as paredes e provoque infiltrações. Após o alicerce pronto, deve-se aplicar o impermeabilizante para depois erguer a parede.

Cuidados com a manutenção

Depois de pronta, as paredes de uma casa precisam de cuidados para garantir boa vida útil. Existem alguns produtos que podem ser aplicados para ajudar em muitos sentidos. Além dos impermeabilizantes já citados, o acabamento externo com textura ou grafiato ajuda na proteção, assim como uma boa pintura.

Trincas

É muito comum encontrarmos trincas nas paredes, isto porque com o tempo a casa pode sofrer pequenos abalos, especialmente em ruas muito movimentadas, próximos a linhas férreas, ao lado de grandes construções ou em terrenos pouco estáveis. Quando a trinca for pequena e manter-se assim, não grande preocupação, mas trincas que aumentam de largura constantemente deve ser motivo de atenção e acompanhamento de um engenheiro para evitar problemas maiores na estrutura da parede.

A saúde de uma parede pode simbolizar a saúde de toda a casa e se todos os cuidados forem tomados desde a construção, fica mais fácil fazer a manutenção preventiva para assegurar que a casa esteja estruturalmente bem.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos