Quais as vantagens do cooktop ao fogão tradicional?

Veja esta análise que mostra as vantagens e as desvantagens do fogão modelo cooktop em relação ao modelo tradicional que até então era basicamente o padrão de uso nas cozinhas brasileiras.

 

Quando construir a minha casa, antes mesmo de terminarmos a construção da minha esposa comprou um fogão cooktop e na época confesso que eu fiquei pouco desacreditado de que aquele fogão seria a melhor alternativa, pois não via com muito bons olhos a ideia de usar um fogão totalmente diferente do modelo tradicional que até então era utilizada em minha casa. Como a cozinha da minha casa foi em partes planejada, a pia foi integrada com o balcão de pedra e nessa pedra foi colocado então o fogão cooktop.

Vantagens

Depois de um tempo de uso posso considerar que vi muitas vantagens dele em relação ao modelo tradicional é a primeira delas é exatamente o espaço que ele utiliza. Pelo fato dele ter sido colocado sobre uma pedra e integrado a pia, não existe é necessariamente um espaço físico dentro da cozinha para o fogão e isto é algo realmente muito bom. Segundo é que a sua praticidade é enorme em termos de limpeza e também de uso. Um modelo tradicional tinha um sério problema de limpeza, uma vez que não sujava apenas os queimadores com a parte superior, mas também o fogão como um todo e todas as pessoas que já cozinharam sabe como é difícil manter um fogão limpo.

Desvantagens

Creio que são muito poucas as desvantagens em relação ao modelo tradicional, talvez a maior delas seja o fato de ele não ter o forno como é comum no fogão tradicional que até então nós usávamos. Minha esposa chegou a deixar um espaço no armário para que posteriormente pudéssemos comprar um forno e usarmos ali, mas depois de um tempo percebi que ela acabou adaptando todas as suas receitas ao micro-ondas e pelo visto a ideia do forno tradicional já era.

Desta forma é possível concluir que o cooktop é uma excelente alternativa em relação ao modelo tradicional de fogões e a menos que você faça muito o uso do forno, creio que irá notar as inúmeras vantagens e muito mais praticidade quanto ao uso e principalmente quanto à limpeza dele. Depois de ficar um pouco desacreditado na ideia de usar este tipo de fogão, devo concluir que dificilmente voltaríamos a usar o modelo tradicional, exceto por necessidade.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos