Quais as vantagens de um bom projeto arquitetônico?

Quais são os principais fatores que podemos considerar como vantagens na elaboração de um projeto arquitetônico de qualidade visando a construção de um imóvel residencial? Quais são os pontos fortes desse projeto?

 

A primeira coisa que uma pessoa precisa fazer quando pretende construir uma casa residencial é fazer a elaboração de um projeto arquitetônico, neste caso deste projeto que é elaborado por um arquiteto trazem números benefícios para a futura construção e para os moradores desta casa. Embora cada caso seja um caso e não seja necessariamente possível elaborar uma lista e exaustiva de todas as vantagens, algumas são bastante conhecidas, como podemos ver abaixo.

Acessibilidade e usabilidade

Duas palavras que parece um pouco complicadas, mas na verdade elas representam tudo aquilo que uma pessoa espera de uma casa, mesmo que de forma implícita. Acessibilidade e usabilidade está relacionado com o acesso a ela pelos moradores e de que forma ela se relaciona com os seus moradores harmonicamente.

Lembro de uma casa que fui ler para alugar em certa ocasião e ela tinha ligação de um quarto no outro que ligava no outro que ligava no outro e que voltava no primeiro, ou seja, ela fazia uma espécie de loop. Esse tipo de abordagem na construção de uma casa não é nada interessante e acaba tornando o ambiente complicados e de pouca usabilidade. Antigamente era comum você ter a ligação de um quarto ao outro, dormitórios que tinha portas na cozinha, entre outras coisas mais. Atualmente a elaboração de um projeto arquitetônico visa criar acessos no imóvel de forma independente, separando os ambientes e permitindo um conforto mais adequado para os moradores.

Beleza e estética

O projeto arquitetônico bem elaborado também visa e conforto estético, tanto da parte externa, como também na parte interna e hoje existem inúmeros tipos de materiais e estratégias de construção que ajuda muito na criação de uma casa bonita e como a qualidade de estética muito agradável. Tudo isto precisa ser pensado de forma harmônica visando contemplar o imóvel como um todo, desta forma a elaboração do projeto arquitetônico por um bom profissional pode contemplar positivamente este aspecto de traduzir no resultado de uma casa harmonicamente agradável, bonita tanto por dentro como por fora.

Custo

Algumas pessoas podem acreditar que contratar um bom arquiteto poderá aumentar muito o custo da construção de uma casa, uma vez que ele irá propor uma construção mais elaborada e com isso o custo poder aumentar muito. Mas um bom arquiteto é aquele que sabe trabalhar com os recursos que o cliente dispõe, desta forma um bom projeto nem sempre será um projeto caro de ser executado, mas significa que ele deverá levar em consideração os recursos disponíveis, o melhor o uso dos materiais de construção disponível, bem como as estratégias mais adequadas visando garantir um equilíbrio de qualidade de preço.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos