Quais as vantagens da cozinha americana em relação à tradicional?

A cozinha americana já é muito comum em inúmeras residências aqui no país, mas quais as principais vantagens da cozinha americana em relação à tradicional? Se é que ela existe de fato.

 

As vantagens e desvantagens da cozinha americana em relação à cozinha tradicional dependerá um pouco do ponto de vista de quem estiver analisando, da experiência anterior que ele já teve com o uso de cozinhas e sobretudo a necessidade que ele tem na atual moradia. A última casa em que eu morei tinha uma cozinha americana e particularmente eu gostei bastante da experiência, mas minha esposa contudo não gostou muito e até por esse motivo na atual casa que eu moro que foi construída recentemente nós optamos pela cozinha tradicional.

Vantagens

Uma das principais vantagens que a cozinha americana tem é o fato dela proporcionar mais espaço e interação com a sala, aliás ela é um único cômodo junto com a sala tendo apenas um balcão como divisão. Isto cria uma sensação de mais espaço e deixa muito integrado os dois ambientes proporcionando assim maior aproximação entre todas as pessoas já que sala e cozinha são dois cômodos bastante usados mas frequentemente com alguma divisão entre eles.

Muitas pessoas justificam a cozinha americana levando em consideração que hoje as pessoas querem cozinhar e participar do processo de preparação dos alimentos e refeição não como sendo uma coisa separada, mas sim como um momento da integração. Pensando dessa forma é bastante interessante a ideia e de fato ela cria mesmo essa integração e derrubou um pouco aquele mito da separação de cozinha e sala.

Desvantagens

Mas para quem cozinha muito bem e com muita frequência isso pode não ser necessariamente uma coisa muito boa, já que a cozinha americana por não proporcionar uma divisão muito clara entre sala e cozinha é comum haver inconveniente quando você está fazendo uma fritura, por exemplo. Neste caso além do cheiro se espalhar por toda a sala, em muitas situações é mais complicado a limpeza por presença de gordura e outras sujeiras que às vezes são comuns de ocorrer no ambiente da cozinha.

Então a vantagem e desvantagem está de certa forma ligada a maneira como se usa a cozinha. Como muitas pessoas hoje tem o hábito de comer fora e preparar em casa apenas algumas refeições leves no final do dia, a cozinha americana é perfeita para esse estilo de vida. Mas se você ainda é do estilo de família mais tradicional em que todas as refeições são feitas em casa pelo menos duas vezes por dia, talvez o fato de ter uma cozinha tradicional e separada para preparar os alimentos ainda seja a melhor alternativa para fins de limpeza e manutenção, por exemplo.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos