Quais as etapas de um projeto de casa residencial?

Quais são as etapas consideradas para a construção de uma casa residencial? O que é feito o primeiro e quais etapas dependem da outra para dar sequência ao desenvolvimento da obra?

» Página Inicial

As etapas de construção de uma casa podem variar um pouco de caso para caso, dependendo do projeto de construção e também da estratégia que os construtores e engenheiros adotaram para levar a obra até o final, mas de uma maneira geral uma casa comum pode ser definida de acordo com as seguintes etapas abaixo:

Projeto

Esta é a primeira etapa da construção e nesta etapa é necessário fazer um estudo de tudo aquilo que se deseja fazer na casa, elaborar as plantas, projeto elétrico, arquitetônico, hidráulico, entre outros. Esta etapa é feita por um arquiteto e um engenheiro civil, geralmente o arquiteto faz o projeto arquitetônico, elétrico, hidráulico e outros e o engenheiro o cálculo ou projeto estrutural.

O projeto é o norteador de toda a construção e servirá não apenas para que você saiba como vai ficar a casa depois de pronta, mas também para estimar o custo da construção, os materiais que serão necessários, a mão de obra e serviços que precisarão ser contratados, entre outros.

Preparação do terreno

Muitos terrenos não estão prontos para construção e nesse caso é necessário fazer a preparação do mesmo que envolve terraplanagem, muro de arrimo, aterramento, entre outros que podem variar de terreno para terreno.

Baseado no que foi definido e aprovado no projeto será feito a preparação do terreno. Muitos arquitetos usam o desnível de um terreno para adequar a construção a ele, mas quando é possível, geralmente faz o nivelamento do mesmo.

Alicerce

Depois de tudo isso pronto é necessário fazer o alicerce que é a base de toda a construção, nesta etapa dependendo do projeto é necessário fazer um processo chamado bate estaca ou pelo menos a criação de algumas colunas que vão avançar um pouco dentro da terra para gerar a sustentação necessária para o alicerce.

Neste etapa, um cuidado muito grande deve se ter com a impermeabilização do alicerce, pois é por ele que as vezes a umidade sobre para a parede.

Alvenaria

Depois que é necessário fazer toda a parte de alvenaria que envolve a criação das paredes, colocação das lajes, contra piso e outros tipos de alvenaria fizer necessário de acordo com o projeto da casa.

A construção da alvenaria segue o que foi definido no projeto e é a etapa onde a obra começa a ganhar cara de casa.

Telhado

Geralmente depois disso é feito o telhado que também deve se levar em conta o que foi definido no projeto, mas para uma casa padrão isso significa fazer todo o madeiramento, colocar as telhas e fazer o acabamento com calhas e outros materiais.

Parte elétrica e hidráulica

A parte elétrica hidráulica também é uma etapa importante e embora parte dela já deve ter sido feito junto com alvenaria, é comum ter algum acabamento dessa etapa antes de dar o acabamento final na obra. Na verdade essa etapa foi colocada nesse artigo posterior a alvenaria, mas na prática ela acaba sendo feita junto.

Acabamento

O acabamento é a etapa da construção de uma casa que geralmente dá um pouco mais de trabalho, gera mais custo e pode ser também mais demorado. Nesta etapa está incluso a colocação de pisos e revestimentos, vidros e portas, materiais de banheiro e cozinha, pintura, móveis, entre outros.

Atualmente os móveis de uma casa são feitos sob medida de maneira planejada para aquele ambiente, com isto pensa-se os móveis como parte da construção e não como objetos próprios apenas de quem mora na casa.

Antigamente quando alguém mudava de casa, levava os móveis pois esses eram seus, hoje os móveis geralmente ficam, pois fazem parte da casa.

Jardinagem

Muitos podem achar que esta etapa seja opcional, mas todas as casas na área urbana precisa manter a chamada área verde, em alguns municípios as prefeituras obrigam, inclusive determinar um percentual do terreno que não pode ser edificado e precisa ser destinado a área verde.

Desta forma é preciso considerar no projeto se uma parte do terreno, seja na frente ou no fundo para receber grama, flores, plantas e outros tipos de plantações.

Como explicado acima essas etapas podem variar um pouco de acordo com projeto e outras etapas podem surgir também, mas para uma construção padrão é mais ou menos este o roteiro que os construtores costumam adotar para começar e terminar a construção de uma casa padrão qualquer.


Veja também: