Quais as etapas da construção de uma casa?

Como pode ser dividido as etapas de construção de uma casa e como podemos fazer a classificação essas etapas para efeito de planejamento e execução da obra?

 

Definir as etapas da construção de uma casa pode ser bastante útil para efeito de planejamento e assim podemos nos preparar melhor financeiramente e também no que diz respeito à compra de material de construção para quê o material esteja no local certo quando ele for necessário. É possível fazer esta divisão de várias formas, dependendo de como engenheiro, pedreiro ou mesmo o proprietário da obra deseja fazer esta classificação, mas normalmente podemos considerar as seguintes etapas da construção.

Projeto

Esta é a primeira etapa e diz respeito à toda a parte de planejamento documental, elaboração de plantas, elaboração dos projetos arquitetônico, elétrico, hidráulico e outros que se fizerem necessários para andamento da construção. Pra você também deve solicitar as autorizações necessárias junto à prefeitura e outros órgãos para a realização da construção da obra.

Esta etapa tende a ser mais demorada por conta das alterações no projeto, indefinições sobre o método construtivo, layout, fachadas, planta baixa e outras definições. É bem comum haver impasses sobre o projeto, especialmente no caso de marido e mulher, bem como do próprio arquiteto. Mas não tenha pressa, o projeto é a etapa mais importante e o resultado final dependerá de um bom desenvolvimento desta etapa.

Fundação e alicerce

A segunda etapa é a preparação do terreno, a realização da fundação e a construção do alicerce que servirá de base para a casa. Esta etapa é muito importante pois ela dará toda a sustentação para a obra que será feita ali. Normalmente as seguintes tarefas são realizadas nesta etapa:

Alvenaria

Depois nós temos a etapa de alvenaria que é você fazer o levantamento das paredes, colocação da laje e outros aspectos estruturais da casa. Esta etapa geralmente ocorre de forma mais rápida e é onde você percebe melhor o desenvolvimento da obra. As tarefas mais comuns desta etapa são as seguintes:

Telhado

Depois temos a construção do telhado que deverá ser feito de acordo com o que foi especificado no projeto se esta etapa concluída a parte estrutural da casa. De grande importância não só para o efeito estético, mas também para a conservação da casa, o telhado pode ser embutido ou aparente e as tarefas mais comuns são as seguintes:

Se embutido:

Se aparente:

Elétrica e hidráulica

A parte elétricas e hidráulicas também é de grande importância deve ser feito antes do acabamento que é a etapa seguinte. Essas duas etapas exigem todo o cuidado, bem como a contratação de profissionais bem capacitados, pois erros nessas etapas podem trazer muita dor de cabeça, bem como grande dificuldade de acerto posterior. As tarefas mais comuns são:

Parte elétrica:

Parte hidráulica:

Acabamento

Esta etapa pode ser uma das mais complexas, mais longas também mais cara. Normalmente esta etapa gera bastante mão de obra, bem como existe a necessidade de diferentes profissionais atuando. Entre as tarefas mais comuns podemos destacar:

 

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos