Projeto de casa para leigos. O que você precisa saber sobre isso

Aqui vai uma dica para pessoas que são leigas ou que tem pouco conhecimento sobre construção civil e consequentemente sobre o projeto de uma casa. Veja essas dicas para você que pretende construir a sua casa.

 

Um dos grandes problemas de quem vai construir a sua casa é definir exatamente por onde começar e quais as etapas que devem ser percorridas desde a concepção da ideia até a conclusão da casa. Diante disto segue algumas dicas para pessoas que eu considero leigas ou que tenham pouco conhecimento sobre construção civil e está um pouco perdida na hora de entender melhor sobre projeto de uma casa.

Projeto não é só planta

A primeira coisa que você precisa saber é que a planta de uma casa é apenas um pedaço do projeto e não o todo, logo se você consegue fazer a planta de uma casa não significa que consegue fazer o projeto como um todo, uma vez que existem inúmeros fatores a serem considerados que vão muito além do desenho na planta baixa e de como você pretende que se que a sua casa.

Engenheiro ou arquiteto

Diante disto é fato que você precisará contratar um engenheiro ou arquiteto para elaborar o projeto da sua casa, mas muitas pessoas podem ficar em dúvida se deve contratar um arquiteto ou engenheiro. Eu diria que você irá precisar dos dois, o arquiteto é mais indicado para a elaboração do projeto arquitetônico e o engenheiro é necessário para o projeto estrutural, bem como assinar o projeto perante a prefeitura da sua cidade.

Projeto pode ser modificado

É muito comum você ter uma ideia muito clara e como quer sua casa, então um arquiteto trabalha em cima disso para elaborar o projeto, mas mesmo durante a execução do mesmo é comum surgirem situações que não foram necessariamente previstas e que acaba forçando a alteração do projeto em alguma coisa. Com isso é preciso pensar bem antes de elaborar o projeto, mas é preciso ter em mente que mesmo depois de pronto se é possível fazer modificações que venham ajustar as necessidades que vão surgindo.

O projeto de uma casa deve completo

Na elaboração do projeto é preciso pensar em todas as etapas e não somente na planta da casa. Neste caso o projeto arquitetônico envolve a planta de telhado, cortes, planta de layout, plantas executivas, fachada, planta de situação, entre outras partes. Portanto é absolutamente necessário a presença de um profissional como arquiteto que consiga compreender bem todas essas etapas e assim definir o projeto da sua casa com começo meio e fim.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos