Projeto da sua casa: 5 coisas que você precisa pensar bem

Veja nesse artigo 5 dicas úteis que você deve tomar como exemplo de pensar na hora de definir o projeto da sua casa. Todas são baseadas na minha experiência da construção da minha casa e gostaria que você considerasse.

 

Na hora de definir o projeto de uma casa é muito comum ficarmos preocupado com diversos fatores afinal de contas não é fácil fazer um projeto de uma casa visando o melhor custo benefício e a acessibilidade que é a mesma deverá ter. Eu e minha esposa ficamos muito tempo fazendo o rascunho de plantas, elaborando ideias e pensando em alternativas antes mesmo de chamar um arquiteto para começar a fazer o projeto da nossa casa. Desta forma segue abaixo alguns umas coisas que você precisa pensar bem na hora de você é projetar a sua casa.

Capital

Parecer que isso não faz parte do projeto, mas faz. Antes mesmo de você fazer qualquer coisa é preciso pensar se você tem o capital disponível para realizar a obra ou se pode conseguir este capital. O que aprendi com isso é que tudo o que você projeta demanda custo e a escolha de um material, de outro método construtivo ou outro, invariavelmente fica subordinado o capital que você tem disponível para usar. Então, ao fazer o projeto é preciso saber quanto você poderá gastar.

Tamanho da casa

Eu tinha em mente o tamanho certo do que eu queria construir e briguei muito com arquiteto para que ele ajustar seu projeto a essas medidas. Muita gente acha que construir uma casa grande é uma vantagem, mas nem sempre é. Minha esposa sempre levantava a bandeira da limpeza, ou seja, se você fizer uma casa grande quem é que vai limpar tudo isso? Portanto definir o tamanho da casa de acordo com as necessidades que você tem é uma das coisas que você precisa pensar.

Casa térrea ou sobrado

Este é outro fator de grande importância e muita gente sem pensar muito nas consequências resolvem fazer um sobrado imaginando o que é isto pode valorizar mais o imóvel ou tornar a casa melhor, mas nem sempre isso acontece. Se você está construindo para você morar é preciso pensar que um dia você ficará velho, poderá ter algum problema de saúde e depender por exemplo de uma cadeira de rodas e nesses casos o sobrado é totalmente inviável. É claro que não pensamos muito nisso, mais um sobrado tem sérios problema de acessibilidade para diversos tipos de pessoas.

Calor

Projetar uma casa pensando na incidência de calor e de como você irá lidar com o sol é muito importante para você obter o conforto térmico adequado. Tome cuidado com o chamado sol da tarde e desenvolvendo em seu projeto algum método para proteger a sua casa de receber uma incidência direta e sem proteção alguma da radiação solar da tarde que é mais forte.

Ventilação

A chamada ventilação cruzada é uma das estratégias mais importantes na hora de você definir o projeto da sua casa. Eu morei em uma casa em L e esta casa não tinha ventilação cruzada, logo o resultado era um ambiente abafado e muito quente. Crie aberturas de um lado e do outro da casa para permitir que o ar circule dentro do ambiente.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos