Principais problemas que podem ocorrer na construção de uma casa?

Durante a construção de uma casa podem acontecer alguns problemas ou algumas coisas não sair de acordo com o planejado. Veja no artigo abaixo algumas coisas que podem sair um pouquinho fora do controle é que às vezes é comum e muitas construções.

 

Quando fiz a minha casa, eu e a minha esposa dedicamos quase todo o tempo disponível para acompanhar a construção da obra, fazer planejamento, comprar materiais de construção, entre outras ações sempre visando o melhor resultado possível e evitar dor de cabeça com o resultado da construção da casa. Mas percebemos que nem tudo sai como planejado, mesmo você acompanhamento muito próximo é muito comum algumas coisas não saírem como você gostaria que fosse.

Prazo

Este é um dos itens que mais gera dor de cabeça, especialmente quando a pessoa tem prazo muito apertado para terminar a construção da casa e precisa mudar com muita urgência. Os atrasos na construção civil são muito comuns e por mais que você planeja e organiza tudo, dificilmente você consegue cumprir fielmente o prazo estipulado inicialmente.

Custo

Esse também é o item que geralmente não sai como planejado, no meu caso por exemplo acabei gastando um pouco mais do que eu havia planejado e até um pouco mais do que eu poderia investir naquele momento. A razão para isso é que é a construção é um processo muito dinâmico e mesmo que você tenha tudo sob controle, no decorrer da obra acontecem imprevistos e algumas mudanças acabam sendo necessárias, tudo isso contribui para que o custo acabe se elevando um pouco mais.

Erros na execução do projeto

O engenheiro fala uma língua, você fala outra e às vezes o pedreiro fala uma terceira. Por isso o acompanhamento e administração da obra é muito importante, pois acontece muitos erros na execução do projeto por uma leitura errada do mesmo, falha na comunicação ou mesmo o esquecimento que é muito comum nos profissionais que trabalham na execução do projeto. Na minha casa o pedreiro colocou uma porta no lugar errado e quase todos os dias que eu ia lá avisava que tinha de mudar, marquei o local é isso só foi feito praticamente na última hora. Portas no lugar errado, tomadas fora do lugar ou desalinhadas, problema com desnível, entre outros podem ser comuns e por isso há a necessidade de um acompanhamento direto e bastante eficaz para tentar minimizar esses problemas.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos