Posso usar recursos do FGTS no Construcard da Caixa?

Ao contratar o cartão Construcard da Caixa é possível usar os recursos do FGTS, caso a pessoa tenha saldo disponível no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço?

 

Acredito que esta seja uma dúvida bastante comum entre as pessoas que desejam contratar o cartão Construcard da Caixa para compra de materiais de construção e reforma, afinal de contas muitas pessoas têm um bom saldo no FGTS e não consegue fazer o uso desse dinheiro. Como sabemos uma das poucas situações em que você pode usar o saldo do FGTS é exatamente para compra da casa própria, mas será que isto inclui o financiamento do Construcard?

FGTS pode ser usado no Construcard?

Quando estava construindo a minha casa precisei de dinheiro para fazer o término dela e um dos recursos que tinha em mente era exatamente o que fazer o uso do cartão Construcard para comprar o material que eu precisava para fazer o término da construção. Embora eu não tivesse um saldo tão grande assim se juntasse se com o FTGS da minha esposa seria significativo e fomos na Caixa na expectativa de poder usar os recursos do fundo de garantia por tempo de serviço para ser usado como parte do pagamento do financiamento do cartão Construcard.

Mas para nossa decepção isto não foi possível e não é possível em situação nenhuma, pelo menos essa foi a informação que recebemos de Caixa, isto é, você só pode utilizar os recursos do FGTS se fizer a compra de uma casa pronta e precisar de um financiamento para o pagamento da casa. Neste caso você pode usar o saldo do fundo de garantia para fazer parte do pagamento e financiar o restante que precisar para quitar a casa.

Cartão de crédito ou financiamento?

Na verdade o Construcard é a junção das duas coisas, ou seja, ele é um financiamento mas os recursos ficam disponíveis no cartão e a medida que você vai utilizando o cartão o saldo vai baixando até chegar a zero quando você não pode mais fazer o uso de. E mesmo sendo um financiamento ele não entra no critério o que é a Caixa utiliza para fazer o uso do fundo de garantia e portanto todo o recurso que você usar no Construcard terá que ser pago.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos