Porta de madeira ou alumínio? Qual é mais barata e melhor?

Veja esta comparação entre porta de madeira e alumínio e entenda os fatores que podem determinar qual delas é a mais barata e melhor para a sua casa, Em qual situação é adequado você fazer o uso de portas e janelas de madeira? Quando e porque é recomendado ou você pode ser utilizado a madeira como matéria prima de portas e janelas?

» Página Inicial

Certo dia estava conversando com uma pessoa conhecida e eu explicava a ele que na etapa inicial da construção de uma casa você tem poucas escolhas em termos de materiais, afinal, poucas são as opções de cimento, enquanto que outros materiais básicos como pedra, areia, saibro, etc, não tem muito o que escolher.

Mas na fase de acabamento a história muda e as opções de materiais se multiplicam, assim como as opções de preços. Diante disso é possível afirmar que na fase de acabamento é onde você poderá gastar mais ou pelo menos é onde ficará tentado a isso. Portas são um exemplo.

Tipos de portas

Existem hoje vários tipos de portas com preços para todos os bolsos. Portas de ferro, de alumínio, madeira, PVC, vidro, entre outros tipos são bastante comuns. Contudo neste artigo queremos discutir a relação e comparação de dois tipos apenas: madeira e alumínio.

Portas de alumínio

Tem sido muito usada atualmente e a quantidade de opções disponíveis também são diversas. As portas de alumínio têm algumas características importantes, como:

Portas de madeira

porta de madeira com fechadura

As portas de madeiras são bastante tradicionais e embora elas tenham perdido um pouco de espaço para outros modelos, ainda é possível fazer o seu uso com muita frequência, tanto em construções simples e sofisticadas. Algumas características deste tipo de portas são:

Qual é melhor e mais barata?

No primeiro momento é possível afirmar que a porta de madeira é mais barata, mas pode haver um engano aí. O problema ocorre porque ao pesquisar preço de portas, a de alumínio já vem pronta e portanto o preço dela é mais alto. Já a porta de madeira é preciso consultar várias coisas para chegar ao custo final, como:

Quando você soma todos esses valores verá que a porta de madeira tem praticamente o mesmo preço de uma de alumínio, claro que tudo dependerá do modelo escolhido.

Madeira maciça

Se a opção for por uma folha de porta de madeira maciça, o custo final poderá ficar mais alto do que uma de alumínio, para os demais tipos de portas é possível que ela seja um pouco mais em conta.

Portas e janelas de madeira. Quando e porque usar?

A madeira é um material nobre e quando utilizado para construção de portas e janelas tende a produzir excelentes resultados uma vez que é um material de boa qualidade e com uma durabilidade longa. Mas ele também é sensível e precisa de alguns cuidados especiais para garantir uma vida útil mais longa. Neste artigo iremos analisar algumas situações em que você pode utilizar a madeira e outros o que você precisa ter um pouco mais de cuidado.

Portas internas

Normalmente as portas internas de uma casa como as portas de banheiro, dormitórios, escritório e outras dependências internas de um imóvel podem ser de madeira uma vez que nessas áreas elas ficarão protegidas de umidade, exposição ao sol e outras características naturais que poderiam trazer problemas para o uso da madeira.

Portas externas

No caso de portas externas é preciso de ter alguns cuidados e aí é necessário analisar o contexto do imóvel para concluir se é o melhor local para se colocar porta de madeira. Existem situações em que a porta externa fica dentro de uma garagem coberta, em uma área ou mesmo em um hall de entrada é nessas situações onde não há incidência direta de chuva ou sol é possível você utilizar também a madeira como matéria prima da porta, mas em situações onde a incidência de chuva é muito sol é melhor evitar pois nesse caso ela poderia deteriorar-se com o tempo.

Janelas

As janelas seguem basicamente a mesma regra da porta externa, ou seja, tudo vai depender de como essa janela será colocada em qual tipo de proteção ela terá. Algumas pessoas têm o hábito de colocar toldos para evitar que a janela de madeira tome chuva e portanto esta pode ser uma alternativa quando você pretende utilizar esse tipo de material na janela da sua casa.

Cuidados com portas e janelas de madeira:


Veja também: