Por que demora a aprovação do financiamento de imóveis na Caixa?

Dizem que a Caixa demora muito para aprovar um financiamento de imóveis, como uma casa ou apartamento, isto é verdade? Por que ocorre está demora na aprovação para financiar?

 

Financiamento é burocracia, seja ele qual for. Alguns tem mais outros menos, mas todos tem e é preciso considerar os trâmites legais, a análise de documentos, vistorias, entre outros. Ainda é preciso considerar que tudo isto é feito por pessoas e carecem disponibilidade delas.

O tempo para aprovação de um crédito de financiamento habitacional varia muito e não é possível afirmar se demora muito ou não, pois temos de levar em conta vários fatores. O primeiro deles é o que acontece durante a fase de análise e aprovação.

Trâmites de aprovação

Depois que você entrega os documentos na Caixa, inicia um processo de análise desses documentos, que envolve evidentemente a consulta aos órgãos de créditos, banco central e outros. Também são avaliados a situação de compradores ou vendedores em outros órgãos como a Receita Federal, INSS e até a justiça trabalhista poderá ser consultada.

Mas além da documentação, existe também a avaliação do próprio imóvel que será objeto do financiamento, pois este precisará passar por uma avaliação de um engenheiro da Caixa, afinal o imóvel precisará oferecer as condições necessárias para servir como garantia.

Além de todo esse procedimento existirá ainda os trâmites internos da Caixa, como a confecção do contrato e outros. Evidentemente que tudo isso demanda tempo e se levarmos em conta que existirá inúmeros processos desses acontecendo ao mesmo tempo é de se esperar que demore um pouco.

Quanto tempo leva?

Eu estive envolvido em três processos de financiamento, um que eu fiz e dois que ocorreram em caso de venda de imóveis e os compradores fizeram o financiamento. Como nos três casos eu acompanhei de perto, os resultados em termos de tempo foram os seguintes:

Primeiro processo: Levou 50 dias para aprovação
Assinatura do contrato de compra e venda: 25/05/2009
Data de assinatura do contrato na Caixa: 14/07/2009

Segundo processo: Levou 110 para aprovação do financiamento
Assinatura do contrato de compra e venda: 04/01/2012
Data de assinatura do contrato na Caixa: 24/04/2012

Terceiro processo: Levou 44 para aprovação do financiamento
Assinatura do contrato de compra e venda: 23/02/2013
Assinatura do contrato na Caixa: 08/04/2013

A única exceção foi o segundo processo que foi uma venda que fiz e houve erros na documentação enviada a Caixa e tivemos de refazer, neste caso o prazo excedeu muito. Mas considere que dependendo da época e da agência que você faz o pedido de financiamento, este prazo poderá oscilar. Os dados acima não podem ser considerados como regras e sim como parâmetros.

Fatores que podem atrasar o processo de liberação do financiamento?

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos