Por que as cozinhas de apartamentos são tão pequenas?

Basta dar uma olhada nos apartamentos decorados que estão a venda para perceber que em boa parte das cozinhas são minúsculas. Mas porque as cozinhas dos apartamentos novos são tão pequenas assim?

 

Primeiro é preciso considerar que não é necessariamente um consenso que as cozinhas de apartamentos são pequenas, existem muitas delas que são bastante generosas em termos de tamanho e não diferem muito de uma cozinha tradicional das casas térreas. O que acontece é que em muitos apartamentos que estão sendo construídos atualmente, especialmente nos apartamentos mais populares, a cozinha tem de fato diminuído muito de tamanho e em alguns casos ela chega a ser tão pequena que duas pessoas dificilmente conseguiria se movimentar dentro dela.

Porque as cozinhas de apartamentos são pequenas?

Pelo que já analisei provavelmente a ideia de construir uma cozinha pequena seja exatamente uma estratégia de tentar ganhar espaço em outra área do apartamento, neste caso na sala. Normalmente eles fazem uma cozinha pequena o suficiente para você cozinhar, mas a ideia é que a comida seja servida na sala de jantar que fica integrada à sala de estar e neste caso é um pouco maior. Esta ideia não chega a ser necessariamente ruim, pois dessa forma você tem um espaço isolado para cozinhar e outro espaço para servir as refeições, portanto desde que é cozinha tenha o suficiente para o fogão pia e geladeira, de certa forma ela atende à necessidade básica de uma cozinha.

Problemas

Mas evidentemente que esse tipo de abordagem também traz alguns problemas, lembro de um apartamento decorado que eu ia minha esposa visitamos em um empreendimento aqui na minha cidade e nele pudemos percebe é que a cozinha era extremamente pequena e se uma pessoa estiver cozinhando ou lavando louça na pia, por exemplo, sobraria pouquíssimo espaço para outra pessoa passar caso precisasse ir na lavanderia que fica do outro lado. Então acredito que essas cozinhas são planejadas pensando em uma pessoa apenas para a sua utilização, caso contrário você passa a ter bastante problema de acesso e usabilidade desse espaço.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos