Pia baixa ou alta? Existe altura padrão para a pia da cozinha?

Existe um padrão para a altura da pia da cozinha? Será que uma pia mais alta que é mais aconselhável em termos de uso de praticidade do que é uma pia com uma altura relativamente baixa?

 

Este pode ser um assunto que muitas pessoas não deem tanta atenção a ele mas na prática ele representa um item importante, pois ele determina a praticidade e uso da pia da cozinha e por ser um ambiente onde as pessoas possam usar muito frequentemente e às vezes por tempo bastante prolongado, altura pode ser determinante para o conforto ou mesmo para o desconforto caso essa altura não seja compatível com o padrão das pessoas que a utilizam.

Pia baixa

Uma pia muito baixa pode dar dor nas costas se você utilizar com muita frequência de por um período muito prolongado. Neste caso ela é mais indicada para pessoas baixas e adaptadas à sua altura, mas pessoas mais altas podem ter esse desconforto ser utilizado por um período muito prolongado.

Pia alta

Se a pia for muito alta poderá também te trazer algum tipo de desconforto, como dores nos braços no fato de você ficar em uma posição no muito desconfortável para lavar louças e realizar outras atividades na cozinha. Nesse caso ela também pode ser tão ruim como uma pia baixa.

Altura ideal

Normalmente as pessoas utilizam 90 centímetros de altura para a colocação da pia e embora isso não seja um padrão a ser adotado em todos os casos parece que é uma altura bastante aceitável e que proporciona boa comodidade para quem utiliza. Na minha casa a pia tem um metro de altura eu achei que ela ficou um pouquinho alta, principalmente no início onde eu não estava muito acostumado, mas agora parece que o desconforto e o problema que via no início está a superado. Acho que uma pia mais alta do que essa seria sim bastante programático e alguma coisa abaixo de 90 centímetros também não seria uma proposta muito boa, exceto se a pessoa tiver baixa estatura.

Ao definir a altura da pia, pense em…

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos