Paredes trincada ou com trinca, como resolver o problema?

Paredes trincadas problemas simples ou pode ser grave. Como resolver problemas de trincas nas paredes quando elas surgirem? é necessário retirar todas as trincas e como fazer para resolver isto?

 

Boa parte das casas de alguma forma tem algum tipo de trinca e isto acontece com mais frequência quando a construção não oferece muita resistência aos pequenos abalos que ela acaba sofrendo ao longo da sua vida. Quando uma construção está localizada em uma rua muito movimentada, próximo à rodovia, linhas férreas, próximos à grandes construções ou outros locais que promovem fortes impactos no solo, pode acontecer das paredes não resistir e começar a trincar ao longo do tempo.

Porque as paredes trincam

Além dos itens explicados acima é preciso levar em consideração também o tipo de solo em que você fez a construção, pois existem casos em que o solo não é muito resistente e ele acaba cedendo um pouco como acontece em áreas provenientes de aterros, solos instáveis, entre outros. Em situações como esta é muito recomendado fazer algumas colunas na terra com o chamado bate estaca para permitir que a construção seja erguida em uma base mais sólida e assim evitar problemas de trincar no futuro.

As trincas precisam ser retiradas

Uma parede trincada pode não significar problema se a trinca for pequena e não aumentar ao longo do tempo, nesses casos não há razão para se preocupar a não ser pelo efeito estético, pode não significar nenhum problema maior. Mas quando as trincas começam a ficar mais largas é sinal de que a parede está de fato passando por algum tipo de problema e nesse caso é necessário sim solicitar avaliação de um engenheiro para entender o problema também as soluções possíveis.

Como resolver problemas de paredes trincadas

Para casos mais simples existem alguns produtos no mercado que permite tampar essas trincas e podem ser usadas antes de aplicar a pintura, mas isto só resolve para casos de trinca fixa que não aumentam e sejam bem pequenas. Para os casos mais graves às vezes é necessário tirar o reboco e fazer novamente, enquanto que em outros casos às vezes é necessário reforçar a própria parede com coluna para evitar que ela continue aumentando e consequentemente leve a parede a deteriorar-se.

Em caso de suspeita é melhor consultar um engenheiro civil que poderá fazer uma avaliação mais detalhada e identificar a origem do problema, bem como propor a solução mais adequada para resolver o problema e manter a sua casa e sobretudo toda a sua família em segurança.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos