Parede com blocos de vidros funciona bem para iluminação?

Será que colocar blocos de vidros em uma parede para fins de iluminação funciona bem? Eles conseguem mesmo melhorar a iluminação de um ambiente ou tem apenas o aspecto decorativo?

 

Quando construímos uma casa ou fazemos a reforma geralmente nos preocupamos com diversos aspectos como conforto térmico, acústico, acessibilidade do imóvel, iluminação, entre outros. A iluminação é um dos itens mais importantes de uma casa, afinal de contas um ambiente escuro gera uma sensação ruim e não é bom inclusive para a saúde. Portanto preocupar se com uma boa iluminação é um dos aspectos importantes e que gera qualidade de vida e bem estar para quem mora na casa.

Blocos de vidro

Geralmente as pessoas recorrem a blocos de vidros para alguns ambientes onde não é possível colocar uma janela, porta ou entrada de luz natural ao ambiente. Na minha casa eu coloquei blocos de vidros em dois ambientes: no closet e na sala.

No closet eu coloquei 6 blocos de vidro para permitir a entrada de luz natural uma vez que eu não queria colocar uma janela para evitar que entrasse poeira e desta forma o bloco de vidro funcionou bem já que permiti a iluminação, mas evita a entrada de sujeiras. Neste caso posso dizer que ele funcionou bem e ajuda bastante na iluminação do ambiente.

Na sala da minha casa foram colocados também seis blocos de vidro porque havia um receio de que a sala de jantar ficasse escura, mas nesse caso o efeito dele foi muito pequeno e com uma grande janela na sala de estar, a iluminação natural que entra por ela ofusca de certa forma o papel do bloco de vidro.

Desta forma a conclusão que eu chego é que o bloco de vidro funciona bem para iluminação quando ele é praticamente a única fonte de acesso externo a luz natural como foi o caso do closet da minha casa que funcionou muito bem. Em outros locais acredito que ele pode ser mais útil no sentido de decoração do que necessariamente de prover acesso a iluminação natural.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos