Para que serve a meia parede e como ela pode ser usada?

Para que serve a meia parede em uma residência? Porque construir uma parede de um metro e meio de altura, por exemplo, em uma casa e qual a sua finalidade em termos práticos?

 

A construção da meia parede é uma ação que divide as pessoas entre aqueles que são a favor que gostam da ideia e aqueles que não veem muito sentido em fazer esse tipo de construção dentro de uma casa. Mas ela pode ser útil em algumas situações e pode ajudar bastante no aspecto estético e funcional de uma casa. Basicamente podemos considerar o uso da meia parede em algumas das situações abaixo.

Cozinha americana

A cozinha americana é aquela onde a sala é a cozinha estão em um mesmo ambiente tendo entre elas a divisão de uma meia parede com balcão. Neste caso geralmente este balcão é colocado aproximadamente entre um metro de um metro e meio de altura e portanto esta seria a altura da meia parede para o balcão da cozinha americana. É uma técnica bastante utilizada já que o modelo de cozinha americana é cada vez mais comum em casas e apartamentos aqui no Brasil.

Balcão de churrasqueira

Outra situação onde encontramos as meias paredes são áreas de lazer onde é comum as pessoas fazerem a churrasqueira e em volta dela uma meia parede com balcão em cima para servir de suporte para as pessoas se servirem do churrasco. Normalmente nesses casos esta meia parede é feita de tijolo à vista o que é proporcionar uma qualidade estética diferenciada e é bastante usada nesse tipo de ambiente.

Áreas de serviço

Outra situação onde pode ser usado a meia parede é também em áreas de serviço, geralmente para separar um ambiente do outro e ao mesmo tempo de servir também para suporte de um balcão útil para ser usado na área de serviço.

Existem outras situações onde pode ser criado uma meia parede para proporcionar organização de ambientes sem necessariamente fechar com uma parede inteira. Quase todos os casos ela é usada em conjunto com balcão ou com um acabamento em cima que proporcione a ideia de balcão.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos