Pagto Construcard atrasado, o que acontece e como resolver?

Quando uma pessoa tem um cartão Construcard e por algum motivo atrasa o pagamento das prestações mensais, o que pode acontecer? Como resolver este problema?

 

O atraso no pagamento de qualquer tipo de contato pode resultar em problemas para a pessoa, afinal de contas o comércio de uma maneira geral não costuma perdoar esse tipo de atitude e uma pessoa que está inadimplente com uma instituição bancária, uma loja ou estabelecimento comercial qualquer normalmente sofre diversas sanções que pode variar um pouco de caso a caso.

Atraso no pagamento do Construcard

O cartão Construcard da Caixa não é exceção e portanto se você está atrasado com o pagamento dele, certamente terá problemas com isso, especialmente por se tratar de um produto de um banco e os bancos são muito rigorosos e criteriosos na questão da cobrança. Normalmente o que acontece quando você está com o pagamento atrasado é você receber uma notificação formal da Caixa dizendo o que é a prestação que foi vencedor na data especificada não foi paga. Este aviso é uma cobrança inicial e serve para você tomar ciência de que está em débito com o Construcard se portanto de certa forma inadimplente com a instituição bancária.

Perda do crédito

Atrasar o pagamento não é o problema em si, o problema é maior quando você não faz a quitação da prestação e começa a acumular prestações atrasadas. Eu não sei qual o critério da Caixa neste caso e quantas prestações ela suportaria sem tomar ações mais severas, mas provavelmente não havendo o pagamento das prestações do Construcard seu nome poderá ser incluído nos órgãos de proteção ao crédito como o Serasa, SPC, entre outros. A Caixa poderá também tomar ações judiciais no sentido de cobrar na justiça este valor inclusive com bloqueio de bens os recursos financeiros se for este o caso.

Débito automático

Normalmente quem tem Construcard utiliza o débito automático para pagamento e portanto se esse for o seu caso, tão logo você faça um depósito na sua conta o valor será debitado para o pagamento e acredito que as ações mais severas como a inclusão do seu nome nos órgãos de crédito o mesmo a possibilidade de cobrança judicial só irá acontecer depois de esgotado essas possibilidades de pagamento e à falta de depósito para fins do débito referente ao valor da prestação do Construcard.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos