O valor da prestação do financiamento da Caixa diminui com o tempo?

É verdade que a cada mês a prestação do financiamento habitacional contraído junto à Caixa Econômica Federal diminui o valor? Mas por que existe esta diminuição se em muitos casos aumenta?

 

Sim, é verdade que as prestações vão ficando cada vez menores, embora a diferença entre um mês e outro seja muito pequena. Para você perceber melhor esta diferença é preciso considerar pelo menos o prazo de um ano, ou seja, ao invés de comprar o mês atual com o anterior, o correto seria comparar o mesmo mês com o ano anterior.

Mas o que importa é que o valor diminui e isto pode ser bom, pois você começa pagando uma prestação mais alta e na medida em que o tempo passa ela vai abaixando o que traz uma sensação de alívio, diferentemente do que ocorre quando ela aumenta e sentimos uma certa pressão.

Mas por que ela diminui?

Na verdade não é nenhum milagre ou que a Caixa seja boazinha, trata-se apenas do sistema de amortização que é adotado para esse caso. Os bancos e demais empresas financeiras adotam basicamente dois sistemas de amortização que são: SAC e Price.

A chamada Tabela Price quando utilizada para amortização de uma dívida, manterá o valor das prestações fixas, isto acontece por exemplo quando você compra um carro financiado e em muitos casos já recebe o carnê com todas as prestações a serem pagas.

Já o SAC – Sistema de Amortização Constante considera a redução do saldo devedor para o cálculo da prestação e assim que você paga um certo montante de prestações,o saldo devedor fica menor e consequentemente a prestação também.

Quem quiser entender direitinho o funcionamento desses dois sistemas de amortização de dívidas, eu recomendo que vejam o vídeo abaixo, pois ele é muito bom e deixa muito claro o porquê de uma prestação ser fixa e outra decrescente.

Mas ela diminui quanto por mês?

Pouco, muito pouco. Para você notar uma diferença mais significativa será necessários esperar alguns anos. Mas o que acontece é que além de haver uma redução no valor da prestação, com o tempo sua renda melhora e com isso a diferença tende a ser mais gradual quando você combina as duas coisas, afinal uma redução pequena e um aumento pequeno, juntos, podem ser mais significativo.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos