O que significa telhado embutido e porque ele é usado?

Você sabe o que é um telhado embutido e porque ele é usado nas construções? Veja suas características, vantagens e desvantagens em relação ao modelo aparente.

 

O projeto e a construção de uma casa requerem muito planejamento para que os resultados possam ser os melhores possíveis, mesmo assim em muitos casos as coisas acabam não saindo do jeito que gostaríamos. Neste sentido o telhado é peça importante e seu planejamento também deve ser minucioso levando em consideração o orçamento disponível, a necessidade específica da construção e dos moradores, entre outros fatores.

Telhado embutido versus aparente

Historicamente no Brasil ou pelo menos na região sudeste o uso de telhado aparente foi o mais comum, mas atualmente tem-se usado bastante o chamado telhado embutido que é um tipo de telhado que fica escondido pela platibanda.

Muitos tem usado este tipo de cobertura para justificar um projeto arquitetônico diferenciado onde tudo que fica aparente é concreto e a platibanda é erguida em volta da casa escondendo o telhado que pode ser mais simples, inclusive.

telhado embutido com platibanda e fibrocimento

Analisaremos abaixo suas características, vantagens e desvantagens.

Quando usar?

Conforme já comentado acima, parece que a principal razão para construir um telhado embutido é quando você quer escondê-lo, usando outros aspectos construtivos aparentes apenas. Trata-se de um recurso de design onde o arquiteto as vezes usa para dar mais destaque em outros recursos da construção.

Também pode ser ainda considerado o custo, ou seja, quando se pretende construir um telhado mais barato. Contudo, neste aspecto eu acredito que se considerarmos o valor final não há economia, já que gasta-se muito mais com calha e também com a construção das platibandas. Assim o valor final deverá ficar igual ao telhado aparente de telha de barro ou concreto.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos