O que é uma planta baixa de uma casa e para que ela serve?

No projeto de construção de uma casa uma das peças de chamada a planta baixa, mas o que ela significa em termos de projeto e qual a sua utilidade para o projeto é a construção de uma casa?

 

De fato o projeto de uma casa tem vários desenhos de diversas representações, onde é possível você ter uma representação da planta elétrica, e hidráulica, cortes, telhado, entre outros. Com tudo acredito que a planta mais conhecida seja a chamada a planta baixa que é um importante referencial para quem pretende construir uma casa qualquer.

O que é a planta baixa

A planta baixa é o desenho basicamente do piso na sua casa, isto não significa que ela esteja relacionada com o tipo de piso que você vai colocar o a maneira como ele será construído, mas é uma visão de cima olhando para sua casa como se ela tivesse apenas o piso com as marcações dos cômodos e a posição da casa dentro do terreno. Esta planta é a mais tradicional e geralmente é aquela que você entrega inicialmente para o pedreiro ou construtora para que ele possa fazer as medições do alicerce para a construção da casa.

Veja aqui alguns exemplos de planta baixa

Qual a importância da planta baixa

Na verdade ela é o orientador de todo o projeto e é a partir dela é que se tem ideia das dimensões do imóvel, a distribuição dos cômodos e também é a partir dela que se elabora as demais plantas como projeto elétrico, o telhado, projeto hidráulico, entre outros.

Quem faz a planta baixa?

Normalmente o arquiteto ou engenheiro que é responsável pela obra, mas se você quiser você mesmo pode fazer essa planta baixa para tentar representar a intenção que você tem na construção da sua casa. Embora não seja muito habitual, quando eu construir a minha casa antes de conversar com um arquiteto se eu já tinha desenhado a planta baixa da minha casa, digo, minha esposa havia desenhado. Quando formos conversar com um arquiteto mostrei pra ele a planta e disse: é basicamente isso que nós gostaríamos de ter e a partir daí ele fez os ajustes necessários considerando que ele é o profissional de arquitetura e competente para validar ou não aquilo que estávamos desejando.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos