O que é preciso ter para financiar uma casa?

Quais são os pré-requisitos que uma pessoa precisa ter para fazer um financiamento habitacional de casa própria, quais os recursos financeiros e outras condições exigidas das pessoas que faz nascimento?

 

Sem levar em consideração os aspectos burocráticos que citarei abaixo, acredito que um dos itens mais importantes eu ter coragem, afinal você irá fazer um financiamento de 30 ou 35 anos e isto é muito tempo de compromisso com banco. Mas para as pessoas que precisam de uma casa, não há muita alternativa e portanto o financiamento acaba sendo aquela que melhor corresponde a necessidade imediata e futuro, já que pagar aluguel não é nem de longe uma alternativa viável e interessante para a maioria das pessoas.

Para fazer um financiamento na Caixa o comprador do imóvel precisa ter alguns pré-requisitos, que não são muitos, mas são importantes para que ele consiga aprovação do financiamento e consequentemente a compra do imóvel desejado. Abaixo relaciono aqueles que considero serem os principais:

Nome limpo

O primeiro deles é talvez um dos mais importantes e você ter nome limpo, ou seja, você não pode ter restrições de crédito como ter o nome seriado no SPC, Serasa, Banco Central ou outro serviço de proteção ao crédito. Este requisito básico e mínimo que você precisa ter e que farão parte do financiamento na sua casa, como também no de cônjuge ou filhos, se estes forem também participar do financiamento para comprovação de renda.

Valor para a entrada

Outro item bastante importante que devemos considerar é que normalmente os financiamentos habitacionais não são feitos de 100% do valor do imóvel, logo você precisa ter uma reserva financeira para pagar a entrada do financiamento, bem como os custos envolvidos com o processo do financiamento, registro do imóvel impostos e outros decorrentes do processo de transferência de um imóvel de uma pessoa para outra.

Renda

Outro item bastante importante é que você precisa ter renda comprovada para conseguir ser aprovado e assim financiar um imóvel desejado. A renda pode ser familiar, isto é, você e outras pessoas podem juntar-se para formar a renda familiar que será usado pela Caixa para calcular o valor máximo da prestação que você poderá assumir.

Entre outros requisitos.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos