O que é preciso ter para começar o projeto de uma casa?

O que uma pessoa precisa ter em mãos para iniciar a construção do projeto de uma casa? Quais são os pré-requisitos e os preparativos que precisam ser feitos para você começar bem a elaboração de um projeto?

 

Na verdade para iniciar o projeto de construção de um imóvel qualquer é preciso ter apenas alguns itens como a necessidade, uma ideia e disposição para dar o primeiro passo. Tudo o que vem após isto já faz parte do projeto e portanto já estaria em curso e não necessariamente nos preparativos. Mas algumas pessoas podem entender que o projeto começa um pouco mais à frente de se pensarmos dessa forma então vamos elaborar uma pequena lista de itens que você deveria ter para começar então o seu projeto.

Terreno

O projeto de construção de uma casa é feito levando em consideração o espaço físico onde ele será executado e este espaço é o lote ou terreno onde a casa será futuramente construída. O terreno exerce importante papel na elaboração do projeto, uma vez que ele impõe limitações ou cria facilitadores para a elaboração das plantas. Dependendo da posição do terreno, desnível, tamanho, entre outras características o projeto poderá seguir caminhos diferentes e portanto creio que ter o terreno já definido é um pré-requisito importante para você iniciar.

Desejo ou necessidade

O segundo ponto que acredito que deva ser considerado eu chamaria de desejo ou necessidade. Quando uma pessoa faz algum tipo de aquisição ou se propõe a construir algo, geralmente ele faz pautado em uma necessidade específica ou alimentado pelo desejo de ter aquilo. Desta forma é importante você ter claramente definido esses pontos, ou seja, qual é a necessidade que você tem ou o que você deseja que seja a futura casa. Nesse aspecto entra o tamanho dela, a expectativa quanto acessibilidade, usabilidade, estética, divisão dos ambientes, entre outros.

Recursos

A elaboração de um projeto também depende dos recursos financeiros e materiais que você precisará para executar a obra. Embora seja perfeitamente possível você elaborar o projeto no papel e não executando, mas mesmo na elaboração é preciso levar em consideração quais os recursos financeiros estarão disponíveis para que a obra será executada, uma vez que a limitações de seus recursos ou abundância deles poderá também determinar rumos diferentes para o projeto. Se os recursos são limitados, naturalmente o que é necessário limitar muitas coisas no projeto e portanto saber quais são os recursos financeiros e materiais disponíveis é um pré-requisito importante para fazer um projeto que possa ser executado dentro do orçamento que a pessoa disponibilizar.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos