O que é melhor: pagar aluguel ou prestação de financiamento de uma casa?

Será que é melhor alugar uma casa e morar pagando a locação do imóvel ou vale a pena mesmo pagar a prestação de financiamento de uma casa e morar naquilo que é seu?

 

Continuar morando em uma casa alugada ou encarar um financiamento habitacional e fazer a compra da casa própria? Este é um dilema que pode fazer parte da vida de muitas pessoas, afinal para quem tem família a moradia não é uma questão de opção e sim uma necessidade que de uma forma ou outra precisa ser suprida.

Aluguel

Pagar aluguel pode ser até mais cômodo no primeiro momento, já que não exige investimento inicial e há uma infinidade de opções de casas e apartamentos disponíveis para este fim. Mas o problema aqui é que muitos acabam se acostumando com isso e nem se dão conta que depois de alguns anos os valores pagos em aluguel gera um montante alto e que poderia ter sido usado para pagamento da prestação de uma casa.

Prestação

O financiamento de uma casa ou apartamento exige certo investimento inicial e as vezes o valor das prestações são mais altos do que os valores pagos na locação, mas há um lado positivo que neste caso os valores pagos precisam ser vistos como investimento e não como gasto apenas. Isto muda muito ou deveria mudar a maneira de olharmos para a situação.

O que é melhor?

Isto é muito difícil de responder satisfatoriamente, pois entendo que cada caso é um caso e muitos fatores precisariam ser levados em conta para chegarmos a uma conclusão plausível. Eu acredito que de uma maneira geral é melhor pagar a prestação da sua própria casa do que pagar aluguel a vida inteira de algo que não é seu.

Existe ainda outro ponto a considerar que é o fato de você poder fazer modificações na casa que comprou, reformas e adaptações podem ser feitas para melhor atender as necessidades da sua família. No caso de uma casa alugada isto já é mais difícil e em muitos casos nem é permitido. Quando um morava em uma casa alugada, sugeri ao proprietário, via imobiliária, que fosse feito a colocação de uma manta térmica no telhado, já que a casa era muito quente, até hoje não obtive a resposta.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos