O que é melhor: Janelas prontas ou fazer de blindex sob medida?

Veja uma análise detalhada sobre os benefícios de usar janelas prontas de madeira, ferro ou alumínio ou um modelo de vidro ou blindex feito sob medida.

 

A construção de uma casa é formada por um conjunto de escolhas que precisam ser feitas desde a fase de concepção do projeto até a execução dele como um todo. Escolhemos o pedreiro, os materiais, os melhores processos, a arquitetura a ser adotada, entre outros.

As janelas são bons exemplos e que nem sempre é fácil escolher qual é o melhor modelo ou melhor material a ser usado. Mas creio que atualmente uma das perguntas que precisam ser feitas é se vale a pena comprar as janelas pronta, como tradicionalmente é feito ou mandar fazer a janela de vidro ou blindex sob medida para cada espaço necessário.

A resposta não é óbvia e requer outras perguntas antes, como:

Vejamos algumas características de cada uma das abordagens acima propostas.

Janelas prontas

São mais usuais e tradicionais também. Normalmente as janelas prontas são de ferro, madeira ou alumínio. Muito indicadas para quartos onde o ideal é ter pouca luminosidade a noite, nesses locais elas são bastante indicadas.

Contam a favor o fato de você ter inúmeras opções de modelos e preços que podem agradar a todos os gostos e bolsos. Você pode comprar tanto uma janela de ferro por um preço bem acessível, como uma de alumínio por um valor relativamente alto.

Janela de vidro sob medida

janela de vidro banheiro

Mas atualmente as janelas de vidros feitas sob medida tem sido uma opção cada vez mais comum, especialmente nas construções de padrão médio e alto. A opção pelo Blindex (que na verdade é uma marca de vidro), pode ser justificada pelo fato da arquitetura moderna ter propostos construções bem peculiares com espaços maiores e janelas que exigem proporções fora dos modelos tradicionais. Alguns exemplos justificam esta tese, como:

Qual é melhor?

Na minha casa eu optei inicialmente por fazer tudo de vidro, mas depois passamos a refletir sobre alguns aspectos de usabilidade e concluímos que nos quartos a opção por um modelo pronto de alumínio ainda seria a melhor coisa a fazer, principalmente pelo fato da luminosidade noturna.

Nos demais ambientes a opção pelo vidro e os modelos sob medida prevaleceram. Desta forma os quartos ficaram com janela de alumínio, como modelos prontos e a sala, cozinha, banheiros e o escritório com vidro, sendo umas janelas com modelos fora do padrão e, portanto, feitos sob medida.

Creio que é preciso analisar cada caso individualmente e talvez um mix como eu fiz seja o melhor caminho.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos