O que é melhor: Janelas prontas ou fazer de blindex sob medida?

Veja uma análise detalhada sobre os benefícios de usar janelas prontas de madeira, ferro ou alumínio ou um modelo de vidro ou blindex feito sob medida. As janelas de alumínios são ótimas e é uma boa opção pensando em durabilidade e estética, mas elas podem ser caras também. Onde encontrar janelas de alumínio mais baratas para comprar?

» Página Inicial

A construção de uma casa é formada por um conjunto de escolhas que precisam ser feitas desde a fase de concepção do projeto até a execução dele como um todo. Escolhemos o pedreiro, os materiais, os melhores processos, a arquitetura a ser adotada, entre outros.

As janelas são bons exemplos e que nem sempre é fácil escolher qual é o melhor modelo ou melhor material a ser usado. Mas creio que atualmente uma das perguntas que precisam ser feitas é se vale a pena comprar as janelas pronta, como tradicionalmente é feito ou mandar fazer a janela de vidro ou blindex sob medida para cada espaço necessário.

A resposta não é óbvia e requer outras perguntas antes, como:

Vejamos algumas características de cada uma das abordagens acima propostas.

Janelas prontas

São mais usuais e tradicionais também. Normalmente as janelas prontas são de ferro, madeira ou alumínio. Muito indicadas para quartos onde o ideal é ter pouca luminosidade a noite, nesses locais elas são bastante indicadas.

Contam a favor o fato de você ter inúmeras opções de modelos e preços que podem agradar a todos os gostos e bolsos. Você pode comprar tanto uma janela de ferro por um preço bem acessível, como uma de alumínio por um valor relativamente alto.

Janela de vidro sob medida

janela de vidro banheiro

Mas atualmente as janelas de vidros feitas sob medida tem sido uma opção cada vez mais comum, especialmente nas construções de padrão médio e alto. A opção pelo Blindex (que na verdade é uma marca de vidro), pode ser justificada pelo fato da arquitetura moderna ter propostos construções bem peculiares com espaços maiores e janelas que exigem proporções fora dos modelos tradicionais. Alguns exemplos justificam esta tese, como:

Qual é melhor?

Na minha casa eu optei inicialmente por fazer tudo de vidro, mas depois passamos a refletir sobre alguns aspectos de usabilidade e concluímos que nos quartos a opção por um modelo pronto de alumínio ainda seria a melhor coisa a fazer, principalmente pelo fato da luminosidade noturna.

Nos demais ambientes a opção pelo vidro e os modelos sob medida prevaleceram. Desta forma os quartos ficaram com janela de alumínio, como modelos prontos e a sala, cozinha, banheiros e o escritório com vidro, sendo umas janelas com modelos fora do padrão e, portanto, feitos sob medida.

Creio que é preciso analisar cada caso individualmente e talvez um mix como eu fiz seja o melhor caminho.

Onde encontrar janelas de alumínio mais baratas?

De fato as portas de alumínio, bem como as janelas são bastante comuns atualmente por ser um material de alta durabilidade e resistência, bem como dar uma boa aparência ao imóvel tanto nos modelos branco como no modelo prata. Mas o alumínio é um material nobre e janelas feitas com esse material pode ser bem mais cara do que as de ferro comum ou até de madeira.

Meu exemplo

Quando construir a minha casa e eu estava com orçamento extremamente apertado e precisava economizar o máximo que eu podia para tentar terminar a casa ou pelo menos chegar ao ponto mínimo para que eu pudesse mudar para ela, afinal eu pagava aluguel e precisava mudar para a nova casa tão logo eu terminasse. Então uma das estratégias que tive foi exatamente pesquisar muito preço de material de construção, especialmente aqueles que significava percentual grande do custo que eu teria na construção. As janelas foram uma delas.

Como eu iria precisar de várias janelas naturalmente que o custo final acaba sendo mais elevado e portanto foi um item que eu dediquei bastante tempo para pesquisar e tentar encontrar alternativas mais baratas. Verifiquei em várias lojas de materiais de construção e depois recorri também à internet. Em uma dessas buscas eu encontrei uma empresa em Mogi das Cruzes na grande São Paulo que fabrica e vendia janelas de alumínio. O preço era bem inferior ao que eu havia encontrado nas lojas e embora eles fizessem a venda pelo site fiquei com medo de comprar sem conhecer o produto, então resolvi ir pessoalmente até a fábrica na grande São Paulo.

Como resultado acabei comprando deles mesmos todas as janelas que eu coloquei na minha casa. O custo realmente era bem inferior ao que havia encontrado, embora as janelas fossem um pouco mais simples, mas ainda assim justificava muito a diferença de preço que eu havia encontrado. Depois de colocar as janelas ficaram muito boas, com exceção de algumas que talvez por problemas de colocação estão emperrando um pouquinho na abertura ou fechamento. Por ser um material um pouco mais delicado é importante tomar cuidado na hora da colocação para evitar que aconteça isso.

O nome da empresa J&C Esquadrias, o endereço do site é este (https://jcesquadriasdealuminio.com.br). Pelo que percebi existem duas linhas de produtos, uma mais simples e mais barata que foi a que eu comprei e outra um pouco mais clara e com uma qualidade melhor. Mas parece que nos dois casos a diferença de preço é significativa e vale a pena você dar uma olhada caso você queira comprar. Se você está na grande São Paulo ou próximo vale a pena dar um pulinho até a fábrica para conhecer o produto antes de comprar, isto é muito importante pois aquilo que é bom para uma pessoa pode não ser para o outra e como é um material significativo na construção vale a pena verificar bem antes de comprar.


Veja também: