O que é jardim de inverno e qual sua utilidade?

O que é um jardim de inverno em uma casa residencial e qual a sua finalidade ou importância em termos de moradia conforto e usabilidade na casa? Porque nem todas as casas têm jardim de inverno?

 

O jardim de inverno é uma construção anexada à residência geralmente em forma aberta podendo ser coberta também é que tem finalidade de poder ser usada por exemplo na época do inverno para fins de recreação. Embora esta seja a melhor definição e talvez o propósito inicial desse tipo de ambiente, no Brasil o seu uso tem sido um dos mais diversos tipos e talvez a sua principal finalidade do Brasil seja um recurso arquitetônico para permitir a entrada de ar e iluminação em ambientes fechados ou mesmo para criar uma área estética com plantas, flores e outros elementos paisagísticos.

Ventilação e iluminação

Quando você vai projetar uma casa a construção será na divisa do terreno, fica evidente que não é possível abrir uma janela pois isso fosse feito você estaria abrindo uma janela para o quintal do vizinho. Para resolver este problema a solução é criar um jardim de inverno entre dois quartos e assim abrir as janelas para o jardim de inverno. Este recurso proporciona ventilação e iluminação nesses quartos e possibilita a você ganhar espaço no terreno mesmo que é a construção seja feita na divisa.

Paisagismo

Muitos utilizam também um jardim de inverno para fins de paisagismo apenas, nesses casos as pessoas criam este ambiente para criar no ambiente paisagístico com plantas, flores, às vezes uma cascata de água, pedras e outros elementos paisagísticos visando proporcionar no ambiente mais agradável e integrado à casa.

Recreação

A ideia original do jardim de inverno parece que era exatamente esta, talvez nos países muito frio como no hemisfério norte as construções do jardim de inverno permitiam que as pessoas tivessem acesso à área externa para fins de recreação durante os invernos rigorosos que poderiam acontecer em diversas regiões. Em alguns desses casos é possível percebermos que o jardim de inverno era feito de vidro pois permitia a visão externa mais protegida do frio.

Seja qual for a aplicação, o jardim de inverno pode ser tanto útil como charmoso em uma casa. Se for feito com capricho poderá valorizar muito o ambiente e proporcionar uma excelente experiência de moradia.

 


Veja também

2015-2016 | Financiamento e Construção | Política de Privacidade | Em Jesus nós confiamos